sábado, 24 de janeiro de 2009

YORKSHIRE TERRIER






Esse post é dedicado à Déia e a Pietá (a York dela).
História
Essa raça surgiu no Condado de York (daí o nome da raça), na Inglaterra. Foi desenvolvido inicialmente pra caçar pequenos roedores, mas na era Vitoriana, esse cãozinho caiu nas graças da Rainha Vitória e sua função passou a ser de cão de companhia.
Em 1898, foi registrado um padrão e seu nome Yorkshire Terrier foi estabelecido, pelo The Kennel Club.
Por ser de porte pequeno e por sua personalidade amigável, ainda é mto requisitado por pessoas q moram em pequenos apartamento ou casas sem patio.

Personalidade
É carinhoso, divertido e mto devotado, vive em harmonia com crianças, mas não é mto sociável com outros cães, poois é um cão mto territorialista. É usado mto para alerta e como um bom caçador dá o sinal de alerta ao menor ruido.
É um cão mto ativo e independente, gosta mto da companhia do dono, mas "colo" não é um dos seus lugares preferidos, apesar de sua independencia não gosta de ficar sozinho.
É mto inteligente e consegue resolver seus problemas sozinho.

Fechamento tardio da moleira, hérnia, dentição dupla e luxação patelar (deixa o cão manco), são uns dos problemas q + atingem essa raça.


OBS.: Enquanto escrevia esse post vi no mínimo uns 5 York's passeando pela rua! Eles vão dominar o mundo, hehehehe

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

COCKER SPANIEL INGLÊS

Tive uma cocker inglês qdo era criança, ela era branca e preta, mtas manchas "salpicadas" pretas, tinha uma orelha gigante e um olho mtooo caido, era linda (e gorda). Nunca vi cão + querido, era um amor de cachorrinha, estava sempre disposta pra brincar, era mto sociável com outros cães, mas não dava mta bola pras pessoas...Mas ela tinha um probleminha q a minha mãe não aguentou, era totalmente destruidora, destruiu chinelos, guias telefônicos, livros, paredes, portas, móveis, pés de cadeiras, panos, ossos, bolas, bichos de pelúcia... e por ai vai... era um terror, mas era mto carinhosa e companheira...






História



Essa raça surgiu na Inglaterra. Por volta de 1300, 7 raças diferentes a partir de uma raça comum de Spaniels Britânicos, umas delas foi o Cocker Spaniel Inglês. Nessa época caçadores passaram a adotar uma nova estratégia caça, com falcões, os cães corredores e sabujos, foram substituidos por cockers, q entravam + facilmente nas tocas de aves, q qdo encotravam a presa atiravam para os falcões abaterem.



Daí q surgiu o nome Cocker, os cães eram ótimos caçadores de Wooscock, uma espécie de galinha, pois era pequeno e entrava com facilidade em suas tocas e não ficava preso em eventuais "armadilhas" das tocas.



A partir da segunda metade do séc. XX, conquistou lugar como "cão de companhia" por sua simpatia e beleza.






Personalidade



Por ser um cão alegre e disposto, ganhou mtos admiradores, sendo bastante requisitado como cão de companhia. Tb por ter porte pequeno se adpta facilmente em vários ambientes, mas cuidados devem ser tomados, pois ele precisa de lugares com movimento e atividades, ao contrario pode se tornar um cão destrutivo. Assim, é um cão ideal para crianças e adora atividades física. Por ser pequeno e com a genética de um cão de caça, é mto bom para provas de agility.




Adora participar das atividades dos donos e é mto fiel a ele, sendo ele seu melhor passatempo, dificilmente se afasta. Com estranhos tb é mto sociável.
Não podemos esquecer q como qualquer outra raça, tb tem alguns problemas + comuns, como...
Problemas auditivos, geralmente causado por eventuais acúmulos de água ou cera nos ouvidos. E tb por ter as orelhas caidas tem pouca ventilação nos canais auditivos. É bastante suscetível à frieiras, pois tem mtos pelos entre os dedos. Obesidade tb é comum nos Cockers, pois comer é um de seus maiores prazer. Além de catarata e Atrofia progressiva de Retina.
Bjos

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

LHASA APSO...




Bem... Tenho 3 Lhasas em um apartamento, a Nina (5 anos), o Shake (4 anos) e o Nenê (3 anos), eles dão bastante trabalho e bastante gasto, mas não existe coisa melhor do q ver os rabinhos balançando qdo chego em casa... o bafo deles qdo acordo e eles vem me cumprimentar, ou os presentes q recebo td dia (chinelos velhos, panos rasgados, bolas mordidas...).
Por isso, por esse amor mutuo entre nós 4, resolvi contar um pouco da história do lhasa e sua personalidade, seu temperamento...

História
Historiadores acreditam q a raça surgiu a 500 anos e como eu nome (Lhasa) já indica, tem como origem o Tibet, cuja capital chama-se Lhassa, Apso, seriam uma derivação da palavra Apsoo q significa ovelha. Outros estudiosos acreditam q o apso possa vir de seu nome original "Apso Seng Kye", q significa "Cão de Sentinela q ruge como Leão", pois eram cães sentinelas do Palácio de Potala, onde reside Dalai Lama, no Tibet.
O Lhasa era considerado, no seu país de origem, um cão sagrado e os budistas acreditavam ser a reencarnação de antigos Lamas. Os cães acompanhavam os monges a td lugar e tinham a função de alertar se ouvissem qualquer coisa estranha, já q a sua audição é extremamente sensível. Acreditava-se ainda q esses cãezinhos eram capazes de prever avalanches nas montanhas.
Estes pequenos cães foram mto representados em trabalhos de artesanato q eram colocados em lugares de destaque nos altares domésticos.
Com essa condição de cão sagrado, jamais deveriam ser trocados por dinheiro (vendido ou comprado) e ganhar um Lhasa era sinal de apreço extremo e de boa condição social.
É mto comum confundir essa raça com o Shih Tzu, q é mto parecido fisicamente, q é um cão originário do oeste da China. Dalai Lama tinha o costume de presentear seus convidados com Lhasas, enquanto na China os governantes davam o pequeno Shih Tzu.
Acredita-se q os primeiros exemplares tenham chegado na Inglaterra em primeiro lugar por volta de 1900. Nos EUA, a raça chegou em 1933 levado pelo próprio Dalai Lama. Já no Brasil, chegou apenas em 1966.


PERSONALIDADE
O Lhasa é um cão q late pouco (salvo os meus), é bastante reservado com estranhos, é um cão de um dono só, uma vez eleito seu preferido, este será o centro do seu universo.
Apesar o seu aspecto de pelúcia, não é um cão de colo, aprecia mto estar no 'seu canto' (isso é bem verdade), longe de agitações. Por isso não é mto recomendado para casas com crianças pequenas e agitadas (eles realmente não são mto chegados em crianças).
É considerada uma raça ideal para pessoas sozinhas, já q encara bem a solidão, sem se tornarem destrutivos ou barulhentos (digo q não compartilho essa opinião, hauhau). Tb não exigem mtos exercícios diários ou passeio diário.
Mesmo sendo reservado com estranhos e super independente em casa, não são cães agressivos.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

CÃES


Vou começar com um dos meus assuntos preferidos... CÃES!!


No Manual "Espécies de Mamíferos do Mundo", por D.E. Wilson e D.A.M. Reeder, se confirma q o lobo e o cão doméstico são do mesmo gênero e da mesma espécie, Canis Lupus. Anteriormente eram chamados Canis Familiaris, agora Canis Lupus Familiaris.
Como a existência dos cães domésticos vem de milhares de ano atrás, seu surgimento baseia-se em suposições. Acredita-se q na pré-história, homens perceberam q alguns filhotes de lobos, se aproxivam mais q outros e eram menos agressivos, então pegavam alguns filhotes, q passaram a ajudar na caça e guardavam as aldeias durante a noite. Os cães aparecem em pinturas pré-históricas em cavernas e em inumeros objetos encontrados por arqueólogos. Tb existe na religião egipcia um Deus com a aparecia canina.
Audição - Através de estudos foi descoberto q cães podem ouvir sons a distâncias 4 vezes maiores q o ser humano. Eles tb são capazes de captar frequências q são imperceptíveis para nós. São capazes de diferenciar sons q para o ser humano podem parecer identicos. Além disso o cão pode detectar a origem de um barulho em 0,06 segundos.
O formato das suas orelhas (grandes e côncavas), permite uma maior captação das ondas sonoras e centralizam o som diretamente para o tímpano, por isso eles mexem as orelhas qdo escutam um barulho diferente ou q chama a atenção. A forma das orelhas nas diversas raças (caida, em pé, compridas, curtas), não influencia na audição.
Os cães tem a capacidade de "filtrar" os sons q ouvem, por isso conseguem dormir tranquilamente enquanto a tv está ligada, mas acordam repentinamente se escutam um barulho estranho...
Visão - Costumamos ouvir q os cães não enxergam mto bem ou q só veêm em preto e branco, mas isso não é totalmente verdade. Os cães enxergam com menos resolução q os humanos e em menos cores, eles tem dificuldade de diferenciar o vermelho, amarelo, verde e laranja e enxerga melhor o cinza, azul e amarelo. São sensíveis à claridade e movimentos, por isso enxerga melhor no escuro.
Faro - O é sem duvida o sentida mais desenvolvido dos cães. Eles conseguem sentir cheiros q nós não conseguimos identificar. Podem identificar e seguir o cheiro de uma pessoa q passou por um certo lugar há vários dias.
Os cães tem cerca de 200 milhões de células receptoras de odores e os humanos apenas 5 milhões, assim eles tem o olfato 4o vezes melhor q o nosso.



Curiosidade

  • Os cães andam sobre os dedos e não sobre a planta do pé como nós. Suas "almofadinhas" dos dedos funcionam como amortecedores de impacto, para correr e saltar.


Beijinhos