quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

CHRISTIAN - O LEÃO

Essa é a história de uma amizade verdadeira, entre um leão e 2 homens.

Em 1969 dois amigos australianos,q moravam em Londres, John Rendall e Anthony Bourke, encontraram em uma loja de animais exóticos um leão para venda, e comovidos com as condições, compraram o filhote, e junto com suas namoradas decidiram criá-lo e deram-lhe o nome de Christian, q se tornou um "animalzinho" de estimação.

Por sua natureza, Christian foi crescendo, e já não estava mais sendo possível criá-lo em Londres. Num dia Bill Travers e Virginia McKenna, atores, visitaram a loja de móveis dos amigos, onde Christian passava seus dias, e sugeriram q pedissem ajuda para George Adamson, um conservacionista. Christian já com 1 ano de idade, foi levado para a Reserva Nacional de Kora, no Kenya, onde Adamson gradualmente tentava fazer com q Christian se adaptasse a vida selvagem.

Em 1971, qdo souberam do êxito na adaptação de Christian em seu habitat natural, os amigos foram visitálo, mesmo com especialista afirmando q Christian não os reconheceria, mas foram mesmo assim. Depois de tempos procurando seu amigo na reserva, finalmente encontraram um leão com um olhar diferente, era Christian, q reconheceu seus antigos donos e os recebeu com abraços, lambidas e mto carinho.

Em 1974, aconteceu mais um encontro entre os humanos e o leão, Christian com seu bando já formado e com 2 duas o seu tamanho no vídeo. A principio veio cauteloso, mas qdo percebeu quem eram suas visitas, os recebeu com o mesmo carinhos de sempre, abraçando e lambendo. De acordo com Rendall, essa foi a última vez q tiveram noticia de seu amigo.

A seguir um vídeo, sobre o primeiro encontro (em 1971) dos 3 amigos, depois de levarem Christian para a reserva...

sábado, 7 de fevereiro de 2009

TERRIER BRASILEIRO

A pedido, vou falar um pouco sobre o Terrier Brasileiro, mais conhecido como Fox Paulistinha... Um beijo enorme pra minha Jaque, meu tio Urbano, minha prima Antônia e a Paulistinha deles a Lola...

História
No século XIX, mtos jovens brasileiros viajaram para a Europa para estudar, e qdo voltaram trouxeram um "invasor" tb, Jack Russell Terrier, q acredita-se q deu origem ao Fox Paulistinha na cruza com nossos cães. E logo o padrão da raça se estabeleceu, em 1964, mas 9 anos depois foi suspendido o pedigree da raça por falta de exemplares. Em 1985, graças aos esforços do Clube do Fox Paulistinha, a CBKC (Confederação Brasileira de Cinofilia) voltou a distribuir registro, mas a permissão pra competições de beleza nacional só aconteceu em 1992.






Personalidade

Mtas vezes se esquece do seu tamanho a age como um "cachorrão", pois como td terrier é um cão de alarme. É mto inteligente e espero, por isso aprende comandos com mta facilidade, mas tb aprende com facilidade fazer arte...
Mtas vezes é dito como incansável, pois possue energia de sobra. Costuma ser amigável e gentil com amigos e desconfiado com estranhos.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

TIÃO E LIGRE...







Houve um cruzamento entre leão e tigre... COMO? ONDE? QUANDO? PQ?








Esses animais não existem na natureza, apenas em cativeiros, e foram "criados" pelo homem. Pois leões e tigres não ocupam o mesmo território.


Em Shenzhen, no sul da China, o zoô recebeu de presente de um circo de Moscou um tigre, o Russo. Ele tinha problemas de relacionamento com outros tigres, então colocaram ele junto com os leões para tentar uma socialização, ele socializou tanto q nasceram 2 filhotes, Tiões.

O pessoal do zoológico achou a idéia interessante e resolveu "apresentar" e marcar um encontro romântico entre o leão, Cabeleira e a tigresa, Spice Girl, eles se apaixonaram e acabou nascendo 11 Ligres.


Os ligres tem o pai leão e a mãe tigreza e o tião, tem o pai tigre e a mãe leoa.


Geralmente os ligres tem a cabeça mto pequena comparada a seu corpo, q é mto maior q o corpo de um leão ou tigre. Esse tamanho acredita-se q é uma "não herança genética"...Os tigres recebem os genes q produzem o hormônio inibidor do crescimento do pai e os leões da mãe, por isso nunca param de crescer. Os q conseguem sobreviver no nascimento, não vivem mais q 3 anos. Os machos são estéreis, mas as fêmeas são férteis.

Já os tiões são menores, mas mtoooo agressivos.





O q achar dessa cruza bizarra??

No mínimo cruel, pois são animais q não podem sobreviver na natureza, são obrigados a viver toda a sua vida (q já é curta) trancada em cativeiro. Sem falar q são prejudicados com seu tamanho e peso absurdos, podem chegar a 3m de comprimento e meia tonelada, por isso não tem a agilidade de um leão ou tigre e nem a capacidade de se defender como eles e não podem se reproduzir.




Na minha opinião é até legal esses bichos diferentes q conseguimos conhecer, desde q não atrapalhe na sua natureza e q eles possam viver normalmente...

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

DOGUE ALEMÃO










O cão gigante... O q tem de grande tem de simpático. É chamado "Apolo dos cães", por sua magestosa envergadura e imponencia...


História

Pela Federação Cinológica Internacional é aceita a hipótese de q a raça tem origem na região de Wurttemberg, na Alemanha.
Na idade média há referências de sua uitilização na caça a javalis, guada costas ou até em lutas com touros.
A primeira exposição q a raça participou foi em 1863, em Hamburgo. É mto popular no Brasil, perdendo apenas para os EUA.






Personalidade

É estável e equilibrado, fazendo com q seja um excelente cão de guarda,l obviamente não precisa de mto para impor respeito, com 1,80m e aproximadamente 80kg, já mostra q tem potencial para proteger seu território se necessário, Além disso é mto forte e ágil. É leal e mto dependente de seu dono. Bastante afável com crianças, brincalhão e alegre, fato q pode causar pequenos acidentes, por parece esquecer do seu tamanho as vezes.


Está raça pode sofrer de:

- Torção gastrica - o cão fica ofegante, com gases, estufado e pode chegar a morte em poucas horas.
- Megaesôfago - acúmulo de alimento no esôfago provocando dilatação do órgão. O cão regurgita com frequencia, apresenta desconforto nas refeições, perde mto peso e esta sempre com fome, podendo tb chegar a morte por inanição ou pneumonia.
- Higromas - provocado geralmente por excesso de peso, pode aparecer bolsas flácidas e inflamação nas articulações do cotovelo.
- Calos
- Osteodistrofia hipertrófica - perda de apetite, febre alta, inchaço nas articulações e dificuldade de locomoção, causado aparentemente pelo excesso de cálcio.
- Dermatite - o mais registrado no dogue alemão é a seborréia.
há poucos casos de Displasia Coxo-Femural, encaixe errado do fêmur com a bacia, causando dores e dificuldade de movimentação.



Curiosidades:
O famoso Scooby-Doo, do desenho infantil com o mesmo nome, é baseado em um Dogue Alemão.
Em 2008 o Guinness Book of Records, registra um dogue alemão (de nome Gibson) de 107cm de altura (na cernelha) como o cão mais alto do mundo.