Os recursos naturais podem ser renováveis ou não, os primeiros, tem a capacidade de se renovar, mesmo depois do uso pelo ser humano, mas para isso deve ser respeitado o tempo necessário para a renovação desses elementos, esses são, florestas, água, solo (esses 3, já estão sendo considerados com potencial limitado), energia solar. Já os recursos não-renováveis, são os que não possuem essa capacidade de renovação, como alumínio, ferro, petróleo, entre muitos outros.
Portanto os recursos naturais, principalmente os não-renováveis, não são infinitos, e dada a maneira com que estão sendo extraídos e usados, logo já não existirão mais. Na verdade isso já está acontecendo o esgotamento dos recursos acontece rapidamente.
ÁGUA - A todo momento ouvimos sobre a excassez da água, hoje, 18% da população mundial, não tem acesso a quantidade de água potável mínima para o consumo, se mantivermos nosso padrão de consumo (e muito disperdicio) a coisa vai ficar muito mais feia, em 2025 é possível que 2/3 da população tenha um difícil acesso à água potável e em 2050 75% da população!!!!
ALIMENTO - Hoje em dia estima-se que 1 em cada 6 pessoas passa fome (isso quer dizer, mais de 1 bilhão de pessoas), e acredita-se que em 2050 (quando já seremos mais de 9 bilhões) será necessário um aumento de 70% na produção de alimentos.
Muitos desses recursos é difícil de um cidadão comum conseguir controlar o consumo (como carvão e minerais), mas a maioria é possível controlar e é dever de cada um. São hábitos que devem ser adotados para evitar disperdicio.
- Economia de água, diminuir tempo de banho, desligar a torneira enquanto escova os dentes ou passa sabão na louça, lavar a calçada com balde d'água e vassoura e não com mangueira, substituir dos antigos vasos sanitários (que gastam cerca de 20 litros de água por descarga) por novos (que gastam cerca de 2 litros apenas), arrumar vazamentos de água, instalar um sistema de coleta de água (que pode reutilizar a ágia em outras atividades);
- Reutilização, reutilizar papéis e outros produtos e mandá-los para a reciclagem;
- Redução, usar menos materiais plásticos, como pratos e copos descartáveis, sacolas plásticas (que podem ser substituidas pelas famosas "ecobags"
- Economia de eletricidade, desligar as luzes e aparelhos elétricos quando não estiverem sendo usados;
- Reduzir a dependência de veículos que utilizem petróleo, utilizar transporte público, ou transporte alternativo (como bicicleta)
O cuidado com o nosso planeta é dever de todos, se cada um fizer a sua parte, o rumo que estamos tomando pode mudar, e podemos dar alguns anos mais de vida para o nosso planeta.