Devido ao seu comportamento predador, o lobo sempre foi temido, e no Parque Nacional Yellowstone eles foram caçados e mortos e em 1940 já estavam quase completamente desaparecidos. A partir de 1995 os lobos começaram a ser reintroduzidos no parque, neste ano foram libertados 14 lobos do Canadá, um ano depois, mais 17. Em 1999, á somavam 150 animais, nesta época foram colocados colares com transmissores em 55 animais para um monitoramento mais claro. Mesmo com a reprodução sendo bem sucedida esses animais continuam na lista de animais ameaçados.
Muitos cientistas estão contanto com o retorno desses predadores para restabelecer um equilíbrio ecológico no parque, uma das mais selvagens paisagens da América do Norte, localizado no estados de Wyoming, Montana e Idaho, foi estabelecido em 1872 como primeiro parque nacional americano.
Com o desaparecimento do lobo, sua principal presa, o alce, se desenvolveu drasticamente, passando a consumir em excesso a vegetação, impedindo o crescimento, principalmente dos salgueiros, principal fonte de alimento dos castores e também matéria prima para a construção de suas barragens. Sendo assim,diminui a população de diversas outras espécies que precisavam das grandes árvores para se desenvolverem e outras que utilizavam as barragens dos castores como habitat, além do próprio salgueiro que usava a lama ao redor das barragens para germinar suas sementes.
Com a volta dos lobos, limitando a população e dispersão dos alces, o aumento dos castores e das suas barragens proporcionaram um aumento em tamanho dos salgueiros, no local desejado. E com isso a volta de todas as espécies que desapareceram ou reduziram sua população com o desaparecimento do lobos.
O principal alimento dos lobos são os alces, as vezes antílopes e filhotes de bisão, mas como o parque não é cercado ocorre algumas fugas até as fazendas mais próximas, acabando em ataques a rebanhos de gado e ovelha. Quando isso acontece eles são capturados e levados para quarentena, onde ficam por 2 meses, após esse período são liberados no parque, se o mesmo animal resolve atacar fazendas novamente é morto, 12 animais já tiveram esse destino em 4 anos. Mas de acordo com as estimativas dadas os lobos estão matando 3x menos do que foi esperado, dando credito à eles!
Esse é um vídeo que foi feito sobre esse assunto: