O lado biológico da tatuagem...
A nossa pele é composta por 3 camadas, a epiderme, que possui as terminações nervosas e os vasos sanguíneos mais superficiais, a hipoderme, onde se encontra a camada de gordura, e a derme que é a camada intermediaria entre as duas. E é nessa última camada que a tinta deve ficar, essa camada fica 1mm abaixo da parte mais externa da pele, se a tinta ficar muito superficial em pouco tempo a tatuagem irá desaparecer, pois há constante renovação celular (algumas células morrem e outras tomam seu lugar, então se células pigmentadas morrerem a tatuagem vai desaparecer). E se a tinta for depositada muito profundamente corre o risco da tinta atingir a corrente sanguínea, e "borrar" a tatuagem.
E o que tem a ver tatuagem com o tema do blog??? Ao penetrar a pele, a tinta é reconhecida pelo nosso sistema imunológico (
Outra coisa que pode acontecer durante uma sessão de tatuagem, é a fissura excessiva da pele, podendo causar uma hiper produção de colágeno, podendo ocasionar uma elevação da pele, conhecida como queloide. Portanto é recomendado que não tire as cascas da cicatrização da tatuagem, pois pode abrir alguma ferimento nas canadas mais internas da pele e causar uma infecção. Há também um cuidado especial que se deve ter com o sol, todo esse processo de fissura da pele e células trabalhando mais intensamente, também ocorre a maior ativação das células sanguíneas (que por sua vez possuem ferro, que ativam a melanina da pele), então, nos primeiros 40 dias é importante não pegar sol no local da tatuagem para que ela não escureça. Por tudo isso, é muito importante tomar todos os cuidados pós tatuagem, para que o organismo se recupere bem e a tatuagem permaneça bonita.
Há tatuadores que alertam sobre a ingestão de alguns alimentos mais gordurosos ou frutos do mar, isso apenas pq é possível que a pessoa tenha alguma alergia, que se chegar a tatuagem, também pode danificar o trabalho. E o plástico serve como uma camada de proteção para a pele (a camada de foi machucada durante o processo da tatuagem), para que a pele não resseque e não ocorra fissuras que podem ser bons lugares para bactérias se alojarem e causarem um baita problema.
Agora já e possível retirar uma tatuagem usando raios laser, essa técnica rompe os macrófagos e libera a tinta que estava contida nele. Esse processo é bem doloroso, portanto o melhor é pensar muito bem antes de fazer uma tatuagem para não se arrepender depois.
A tatuagem não faz mal nenhum a saúde, é apenas mto importante que seja feita em um local de confiança e de perfeita higiene para que não haja contaminação de qualquer doença.