sábado, 20 de junho de 2009

PINGUINS....

O pinguim é uma ave não voadora, q passa maior parte do tempo na água (em grupos numerosos). A maior diversidade de pinguins esta na Antartida e regiões polares, mas existem espécies que vivem nos trópicos.
Os pinguins têm habitos aquáticos, por isso, possuem adaptações, como o corpo fusiforme, as asas atrofiadas, usadas como barbatanas e as penas impermeáveis por um óleo natural, além de possuir uma camada isolante térmica, que ajuda a manter o calor do corpo, nas águas congeladas da Antártida. Na terra os pinguins usam a cauda e asas para manter o equilibrio qdo estão de pé. A sua coloração é boa para a camuflagem, q visto de baixo d'água sua barriga branca se confunde com a superfície da água e visto de cima, seu dorso escuro se confunde com o fundo do oceano. O pinguim imperador é capaz de controlar o fluxo de sangue q circula pelas extremidades, reduzindo a quantidade de sangue q esfria, mas evitando q as suas extremidades congelem. Suas patas possuem 4 dedos com membranas no meio, q facilitam o nado.
Eles frequentemente se agrupam para manter o calor e fazer um "rotação de posição" para q todos os pinguins fiquem um tempo suficiente no centro do calor, formando colônias numerosas, q servem como defesa, para os pinguins q estão no interior da colônia q estão mais protegidos de predadores e de nevascas. Geralmente pingüins mais experientes ocupam o interior das colônias e os mais jovens a periferia.



Na reprodução, normalmente, os pinguins machos ajudam a cuidar dos ovos (geralmente 1, no maximo 2) e dos pinguins jovens, enquanto a fêmea vai procurar comida, qdo volta o filhote terá alimento, daí a fêmea fica cuidando do filhote e o macho vai à procura de alimento. A forma do ninho varia dependendo da espécie, alguns cavam buracos, outros constroem o ninho com pedras e outros utilizam uma dobra de pele, entre as patas, para cobrir o ovo. Algumas espécies tem uma época certa para a reprodução, outras reproduzem em qualquer época do ano.
O pinguim pode nadar numa velocidade de até 45km\h. Entre os casais de pingüins existe a fidelidade (eles sempre voltam para o mesmo território e mtas vezes eles reencontram o mesmo parceiro de anos anteriores)mas em alguns casos podem existir copulações extra-par (pois é pinguins também tem amantes), mas mesmo nestes casos é o companheiro “oficial” q auxilia no cuidado dos ovos e filhotes e defendendo o território, e o divórcio acontece somente em 25% dos casos, a causa de tanta separação é devido à má reprodução. Alguns estudos indicam que o pingüim-de-adélia reencontra o mesmo par no ano seguinte em 62% das vezes, o pingüim-antártico em 82% e o pingüim-papua em 90% das vezes. Para as espécies q constroem ninhos com pedras, o macho conquista sua fêmea, perto da área do possível ninho, segurando a “pedrinha” com o bico e oferece para a fêmea, se ela aceitar, estão casados. É também com trocas de sons e poses, q acontece o acasalamento.