domingo, 27 de dezembro de 2009

BALEIAS ORCA


A orca é encontrada por todo planeta, sendo depois dos homem, o animal com a maior distribuição geográfica do planeta, mas são mais frequentes em águas mais frias (geralmente em regiões polares), entre os blocos de gelo flutuantes, onde costumam procurar suas presas (para isso possuem uma grossa camada de gordura q serve como isolante térmico, protegendo contra oscilações de temperatura na água). Preferem águas mais profundas e costumam ficar perto da costa (aproximadamente 800km), na rebentação. Não fazem grandes migrações como as baleias-azuis.

São mto curiosas, perto de embarcações mostram variações de reações, como interesse ou indiferença, dificilmente nadam perto dos navios ou em ondas produzidas por estes. Mas com frequencia saltam, põem a cabeça para fora da água para "espiar" ou batem com as nadadeiras peitorais e caudal na superfície da água.

Estudos realizados no litoral dos EUA e Canadá indicam q existem 2 tipos de orcas, as transeuntes (q formam grupos de 1 a 7 baleias) e as residentes (q formam um grupo maior, de 5 a 25 baleias), com diferenças físicas e comportamentais. As transeuntes percorrem uma área maior que as residentes.


No grupo das orcas, q é um sistema mto complexo, tds relacionamentos vivem em torno da fêmea mais antiga (mãe ou avó de tds do grupo). E essa estrutura social pode ser formada por indivíduos de até 4 gerações, aparentadas maternalmente. Formando laços sociais fortes e estáveis. Onde se comunicam através da emissão de sons.

A alimentação dessa baleia é bem ampla, pode se alimentar de lulas, peixes, aves e até alguns pequenos mamíferos, como focas. E em bando podem atacar filhotes de grandes cetáceos. Quando estão caçando podem chegar a 55km/h.




A orca pode começar a se reproduzir dos 15 anos até os 40. Seu período de gestação é de 15 a 18 meses, os filhotes desmamam de 1 a 2anos de idade, qdo já podem estar comendo alimentos sólidos. O filho nasce com 2,1 a 2,4 m e aproximadamente 180kg, apenas 1 por gestação e 5,35 ao longo da sua vida reprodutiva.

São animais de 6,5 a 8,0 m de comprimento e 2,5 a 7,0 toneladas. As fêmeas podem vivem até 80 anos e os machos um pouco menos.



CURIOSIDADES: 1)O nome baleia assassina provavelmente veio da denominação "assassinas de baleias" por baleeiros espanhóis q observavam grupos grandes de orcas atacando grandes baleias. 2)A orca é um cetáceo da família delphinidae, portante a orca é da mesma família dos golfinhos.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

CHINCHILA!!!

A chinchila é um pequeno roedor, vegetariano, parece uma misturade coelho e esquilo. São mto independentes e calmos, de habitos noturnos. São por natureza desconfiados e não gostam mto de colo. Gostam de correr, pular e escalar. São mto espertas e mais inteligentes q os outros roedores, podendo até atender pelo nome, além de serem mto atentas ao q acontece a sua volta. Gostam e PRECISAM de rotina, pois isso as deixa mais seguras.
O pêlo da chinchila é o mais fino de todos os animais e tb é mto denso, sendo assim mtoo macio ao toque, daí se torna alvo para os fãs de casaco de pele >(
Tem sua origem na Am. do Sul, mais precisamente na Cordilheiras dos Andes. Foi domesticada por Mathias Chapman, em 1922, que levou 11 exemplares para os EUA. Foi essa domesticação q salvou a espécies, pois de 1524 até 1918 aconteciam muitas caçadas desse animal, pois a qualidade dos casacos de pele de chinchila foram descobertas na Europa, nessa época, quase extinguindo a espécie.


Em famílias de chinchilas, eles se apegam aos seus parceiros desencolvendo uma relação de carinho e afeto q pode durar a vida toda. Por isso preferem uma companhia. Algumas podem até ficar deprimidas sem um contato com outros da mesma espécie.
As fêmeas dessa espécie são mais dominantes, usando comportamentos q para nós podem parecer agressivos, mas é apenas um meio de mostrar sua liderança. Mas esses comportamentos não afetam o ser humano, é principalmente entre a espécie.
A partir dos 7 meses de vida, já podem começar a procriar e param aproximadamente aos 12 anos de idade. Geralmente ocorre 1 parto por ano, mas podem ocorer até 2. Podem nascer até 6 filhotes por parto, mas o mais comum são 2. E a gestação dura aproximadamente 111 dias. A gestação é mto difícil de ser percebida, a fêmea ganha peso, mas é imperceptível, ainda mais se for gestação de apenas 1 filhote. Nos últimos dias de gestação é mais fácil perceber o comportamento da fêmea mudar, ela fica mais quieta, sonolenta e geralmente dorme de lado. O mais fácil é perceber o comportamento do macho qdo a fêmea está no cio, ele balança o rabo (como os movimentos de um gato) e segue insistntemente a fêmea.
Os filhotes nascem com pêlos e dentes e olhos abertos. Em alguns dias os filhotes já começam a explorar o ambiente, depois de 1 semana o filhote já começa a comer alimentos sólidos por conta própria, mas continua mamando até aproximadamente 60 dias.
Chinchilas devem ter os dentes amarelo-alaranjados, dentes brancos indicam carência séria de cálcio no organismo. Apesar da cor natural do seu pelo ser um cinza-azulado, é possível encontrar diversas cores, como preto, branco e bege, em função de cruzamentos genéticos.




As chinchilas tem problemas com o calor, pois eleva sua temperatura com rapidez, se isso acontecer podem ficar moles, prostadas e/ou letárgicas e pode apresentar quadros de convulsão em diferentes intensidades, podendo chegar a morte em pouco tempo. A temperatura ideal é de 10ºC a 26ºC, pq elas são originárias de uma região fria e seca. Suportam bem temperaturas até 28ºC, mas é necessária uma preocupação se passar de 30ºC.
CURIOSIDADE: O nome "chinchila" é originado de "chincha", povo indigena, q foram os primeiros a utilizar o pêlo desse animal com vestuário.

Para mais informações sobre cuidados, alimentação, etc, para donos de chinchila ou quem queira comprar uma, tem dois sites q achei bem interessantes.
www.chinchila.org e www.tocadachinchila.com.br

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

FEBRE AMARELA E BUGIOS





A febre amarela é um doença causada por um vírus (flavivírus). Existe 2 tipos dessa doença, a urbana erradicada do Brasil em 1942 e a silvestre, com características florestais, e endêmica da África (onde surgiu), América Cetral e do Sul.




O vírus é transmitido através da picada da fêmea dos mosquitos Haemagogus e Sabethes, que, se infectados, permanecem com o vírus até a morte e podem passar para os ovos, que são mto resistentes a dessecação. Ao contrario do que muitos pensam essa é a forma de contaminação pelo vírus e não através dos bugios.


Os bugios estão ameaçados de extinção, por destruição do seu habitat natural (as florestas), caça e comércio ilegal de animais. E agora são também as maiores vítimas da febre amarela, pois além se serem extremamente sensíveis à doença, pessoas desinformadas matam esses animais numa falsa tentativa de erradicar a doença. Além disso os bugios "indicam" se existe a febre amarela na região, pois quando o macaco contrai a doença morre em poucos dias (3 a 7 dias), alertando a população local que a área está contaminada com o vírus.


A deslocação de pessoas infectadas, a dispersão de mosquitos e também possiveis hospedeiros ainda desconhecidos são as principais causas para o avanço desenfreado da doença.





OBS.: Existem aqui no RS dois tipos de bugio, o ruivo (Alouatta guariba clamitans) e o preto (Alouatta caraya), um fato muito interessante é que esses bugios são as únicas espécies de primatas que apresentam "dicromatismo sexual", machos e fêmeas com coloração diferentes quando são adultos.

terça-feira, 28 de julho de 2009

GOLFINHOS!


O golfinho é um mamífero aquático e como todo mamífero, sente frio e amamenta seus filhotes. Existem diversas espécies de golfinhos (inclusive a Orca, q não baleia), a maioria é maritma mas existem as de água doce tb. Aqui no Brasil, os mais conhecidos são os Tucuxi (mto parecidos com o famoso "Flipper", mas de tamanho menor) e o Boto cor-de-rosa, q habitam os rios. E temos o Tursiops Truncatus (golfinho nariz de garrafa), o famoso "Flipper" q prefere o mar aberto, mas esporadicamente frequenta nossas baías.

O golfinho é um dos animais mais inteligentes q existe, é possivel treinar um golfinho pra executar mtas tarefas, até mesmo algumas mais complexas. Fato comprovado é q esses incríveis animais possuem tb uma linguagem própria (q ainda é estudada).

O golfinho assim como o homem, pode ter um grande variedade de comportamentos q não estão ligados diretamente às atividades biológicas básicas (alimentação, reprodução e proteção), por isso não ficam restritos a uma época de acasalamento e a vida social se torna mto importante, aém de serem xtremamente carinhosos. São exibicionistas e brincalhões, tais acrobacias mtas vezes são apenas demonstrações de agilidade e força, outras vezes é devido a usa necessidade de respirar fora d'água periodicamente.
   São ótimos nadadores, podem chegar a uma velocidade de 60 km/h e saltar até 5 m fora d'água. Como os golfinhos possuem uma espécie de sonar no cérebro, podem de orientar facilmente em água mais escuras e agitadas, percebendo td ao seu redor. Sua capacidade auditiva é extraordinária, apenas de possuir apenas dois pequenos orificios perto dos olhos.


Os golfinhos são mamíferos aquáticos, mas descendem de terrestres e suas nadadeiras, conservam uma ossadura dos parentes terrestres, inclusive uma mão com 5 dedos. Apesar de possuirem de 80 a 100 dentes em cada maxilar, eles não mastigam. Possuem pupilas em forma de "U", fazendo com q enxergem perfeitamente, dentro ou fora d'água ao mesmo tempo. Sua alimentação é a base de peixes (q tb servem para a sua hidratação) e lulas. Mas algumas vezes preferem camarões e moluscos. Geralmente caçam em grupo, procurando um grande cardume. A sua respiração é através de pulmões e não através de guelras como peixes, mas ao contrario de nós, essa respiração é voluntária, podendo se "afogar" com facilidade em momentos de estresse.

A fêmea do golfinho passa geralmente (depende da espécie)12 meses esperando seu filhote, q já nasce bem grandinho, mas, ainda assim, dá um trabalho enorme à mãe. Nos primeiros tempos, além de amamentá-lo (giralmente até os 4 anos), ela precisa levá-lo de vez em qdo à superfície para respirar, depois de um tempo, aprende a usar usar uma cavidade q possui sobre sua cabeça, mas continua a depender da mãe para se alimentar por cerca de um ano.

 

CURIOSIDADES:
- Um golfinho de olhos vendados pode "enxergar" td ao seu redor, duplicando uma imagem real numa imagem em terceira dimensão, composta dentro do cérebro, graças a seu sonar.
- Estudos comprovam q golfinhos podem reconhecer números, operações aritméticas e gramática. =D
- Já foram utilizados em guerras, para colocar granadas em submarinos e barcos inimigos. =/
- Golfinhos desgarrados ou banidos de seus bandos, são criaturas fragilizadas que procuram amizade e aproximação com os homens. Na Espanha, um oceanógrafo francês, filmou a historia de uma fêmea de golfinho q deram o nome de Nina, q acompanhava um mergulhador nas costas do Mar Mediterrâneo. Na Austrália, nas costas do lado oeste, há uma praia chamada Monkey Mia, onde um grupo de golfinhos vem pedir comida diariamente tendo já se tornado uma atração conhecida internacionalmente. Aqui no Brasil, em Santa Catarina, sempre houve uma parceria entre os Botos Franciscana e golfinhos, e pescadores, os golfinhos empurram os peixes para as redes, acuando-os, dando tempo para q se alimentem bem e ainda sobre muito para os pescadores. Este conhecimento e parceria é passado de pais para filhos, tanto do lado humano como dos golfinhos!
-
A Vaquita (q é uma espécie de golfinho) é atualmente o delfinídeo q corre o maior risco de extinção, restando cerca de 300 indivíduos no México.
- O boto cor-de-rosa é praticamente cego, por as águas escuras dos rios da Amazônia, determinou uma evolução, aprimorando se sonar e atrofiando os olhos.

- O golfinho é capaz de "desligar" uma aprte do cérebro, enquanto a outra continua em alerta!

sábado, 20 de junho de 2009

PINGUINS....

O pinguim é uma ave não voadora, q passa maior parte do tempo na água (em grupos numerosos). A maior diversidade de pinguins esta na Antartida e regiões polares, mas existem espécies que vivem nos trópicos.
Os pinguins têm habitos aquáticos, por isso, possuem adaptações, como o corpo fusiforme, as asas atrofiadas, usadas como barbatanas e as penas impermeáveis por um óleo natural, além de possuir uma camada isolante térmica, que ajuda a manter o calor do corpo, nas águas congeladas da Antártida. Na terra os pinguins usam a cauda e asas para manter o equilibrio qdo estão de pé. A sua coloração é boa para a camuflagem, q visto de baixo d'água sua barriga branca se confunde com a superfície da água e visto de cima, seu dorso escuro se confunde com o fundo do oceano. O pinguim imperador é capaz de controlar o fluxo de sangue q circula pelas extremidades, reduzindo a quantidade de sangue q esfria, mas evitando q as suas extremidades congelem. Suas patas possuem 4 dedos com membranas no meio, q facilitam o nado.
Eles frequentemente se agrupam para manter o calor e fazer um "rotação de posição" para q todos os pinguins fiquem um tempo suficiente no centro do calor, formando colônias numerosas, q servem como defesa, para os pinguins q estão no interior da colônia q estão mais protegidos de predadores e de nevascas. Geralmente pingüins mais experientes ocupam o interior das colônias e os mais jovens a periferia.



Na reprodução, normalmente, os pinguins machos ajudam a cuidar dos ovos (geralmente 1, no maximo 2) e dos pinguins jovens, enquanto a fêmea vai procurar comida, qdo volta o filhote terá alimento, daí a fêmea fica cuidando do filhote e o macho vai à procura de alimento. A forma do ninho varia dependendo da espécie, alguns cavam buracos, outros constroem o ninho com pedras e outros utilizam uma dobra de pele, entre as patas, para cobrir o ovo. Algumas espécies tem uma época certa para a reprodução, outras reproduzem em qualquer época do ano.
O pinguim pode nadar numa velocidade de até 45km\h. Entre os casais de pingüins existe a fidelidade (eles sempre voltam para o mesmo território e mtas vezes eles reencontram o mesmo parceiro de anos anteriores)mas em alguns casos podem existir copulações extra-par (pois é pinguins também tem amantes), mas mesmo nestes casos é o companheiro “oficial” q auxilia no cuidado dos ovos e filhotes e defendendo o território, e o divórcio acontece somente em 25% dos casos, a causa de tanta separação é devido à má reprodução. Alguns estudos indicam que o pingüim-de-adélia reencontra o mesmo par no ano seguinte em 62% das vezes, o pingüim-antártico em 82% e o pingüim-papua em 90% das vezes. Para as espécies q constroem ninhos com pedras, o macho conquista sua fêmea, perto da área do possível ninho, segurando a “pedrinha” com o bico e oferece para a fêmea, se ela aceitar, estão casados. É também com trocas de sons e poses, q acontece o acasalamento.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Anfíbios e risco de extinção...

Atualmente toda a classe dos anfíbios corre grande risco de extinção, por fatores naturais ou causados pelo homem, dados indicam que entre 60% e 75% de rãs, sapos, salamandras e cecílias estão ameaçados de desaparecer e que desde 1980 foram extintas 122 espécies dessa classe, contra 5 espécies de aves e nenhuma de mamíferos. Se ocorresse uma extinção seria a maior desde os dinossauros.
Os anfíbios estão na Terra a milhões de anos, foram os primeiros animais a conquistar o ambiente terrestre. Sobreviveram a diversas mudanças ambientais, como vulcanismos, mas agora não estão mais suportando as mudanças, como aquecimento global, maior incidência dos raios ultravioleta, atuação do ser humano no seu habitat, entre outros.
Segundo cientistas, o maior número de anfíbios está localizado nos trópicos, principalmente na América Latina, onde também foi observado o maior número de risco de extinção dessa espécie. A Amazônia e a Mata Atlântica, são os mais importantes biomas para a conservação dos anfíbios porque possuem uma grande diversidade de espécies e alto índice de endenismo.

Os anfíbios têm sua pele nua, não possuem escamas, pelos ou penas como muitos vertebrados, e é quase sempre úmida, o que é muito importante para a sua respiração cutânea, quando adulto. Assim sendo muito suscetíveis a perda de água e infecções na pele. Para evitar essas infecções e o predadorismo, os anfíbios possuem glândulas que se espalham por toda sua pele, que são capazes de produzir uma substância tóxica, que não causa danos ao ser humano, mas sim a seus predadores.

Um dos principais riscos que essa classe apresenta é perda de seu habitat. A água é muito importante principalmente para a fase reprodutiva, pois seus ovos são desprovidos de casca e precisam de umidade constante, além dos filhotes que respiram por brânquias, por isso a poluição de mares e rios está prejudicando ainda mais esses animais. Também a devastação de florestas, a introdução de área para pastagem de gado, a agroindústria, o garimpo, dentre outras atividades humanas estão contribuindo diretamente para a crescente destruição da classe.
O aquecimento global está entre as principais ameaças a mais de 3000 espécies de anfíbios registradas no mundo. Para esses animais extremamente sensíveis ás mudanças ambientais, qualquer pequena modificação, tanto de ocorrência natural como pela ação do homem, pode ser crucial para sua sobrevivência. Também porque a temperatura corporal desses animais não é constante, varia de acordo com a temperatura do ambiente. As mudanças climáticas afetam também a incidência de um fungo que ataca a pele dos anfíbios, esse fungo é uma das maiores causas das mortes de anuros na América Central.

domingo, 22 de março de 2009

GATO PERSA



Esse post é especialmente pra Jana, q adora esses gatinhos...Esses peludinhos com a cara mauu... mas com toda essa fofura...



História
No séc. XVII, um viajante viajante chamado Pietro Della Valle, passou pela Pérsia (onde hj é o Irã) e viu esses belos animais passeando nas ruas, então levou alguns p/ a Itália, onde tds se apaixonaram por sua beleza incomparável. Mais tarde houve cruzamentos c/ os Angorás, o q diversificou mto a raça. A pelagem hoje em dia pode ir de branco a preto, com seus grandes e arredondados olhos mtas vezes verdes, q possuem um contorno preto, q o deixa mais encantador.


Personalidade
São gatos tranquilos, calmos, não gostam mto de sair de casa e podem ficar horasdeitados no seu lugar preferido da casa, mas são mto brincalhões, até na sua vida adulta e são capazes de se divertir c/ coisas simples, tb são mto carinhosos, adoram caricias e demontrações de carinho. Não é mto barulhento, e seu miado tem um som doce e melodioso. Prefere o chão a grandes alturas. Se dá mto bem com outros gatos e é mto tolerante c/ as crianças.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

CHRISTIAN - O LEÃO

Essa é a história de uma amizade verdadeira, entre um leão e 2 homens.

Em 1969 dois amigos australianos,q moravam em Londres, John Rendall e Anthony Bourke, encontraram em uma loja de animais exóticos um leão para venda, e comovidos com as condições, compraram o filhote, e junto com suas namoradas decidiram criá-lo e deram-lhe o nome de Christian, q se tornou um "animalzinho" de estimação.

Por sua natureza, Christian foi crescendo, e já não estava mais sendo possível criá-lo em Londres. Num dia Bill Travers e Virginia McKenna, atores, visitaram a loja de móveis dos amigos, onde Christian passava seus dias, e sugeriram q pedissem ajuda para George Adamson, um conservacionista. Christian já com 1 ano de idade, foi levado para a Reserva Nacional de Kora, no Kenya, onde Adamson gradualmente tentava fazer com q Christian se adaptasse a vida selvagem.

Em 1971, qdo souberam do êxito na adaptação de Christian em seu habitat natural, os amigos foram visitálo, mesmo com especialista afirmando q Christian não os reconheceria, mas foram mesmo assim. Depois de tempos procurando seu amigo na reserva, finalmente encontraram um leão com um olhar diferente, era Christian, q reconheceu seus antigos donos e os recebeu com abraços, lambidas e mto carinho.

Em 1974, aconteceu mais um encontro entre os humanos e o leão, Christian com seu bando já formado e com 2 duas o seu tamanho no vídeo. A principio veio cauteloso, mas qdo percebeu quem eram suas visitas, os recebeu com o mesmo carinhos de sempre, abraçando e lambendo. De acordo com Rendall, essa foi a última vez q tiveram noticia de seu amigo.

A seguir um vídeo, sobre o primeiro encontro (em 1971) dos 3 amigos, depois de levarem Christian para a reserva...

sábado, 7 de fevereiro de 2009

TERRIER BRASILEIRO

A pedido, vou falar um pouco sobre o Terrier Brasileiro, mais conhecido como Fox Paulistinha... Um beijo enorme pra minha Jaque, meu tio Urbano, minha prima Antônia e a Paulistinha deles a Lola...

História
No século XIX, mtos jovens brasileiros viajaram para a Europa para estudar, e qdo voltaram trouxeram um "invasor" tb, Jack Russell Terrier, q acredita-se q deu origem ao Fox Paulistinha na cruza com nossos cães. E logo o padrão da raça se estabeleceu, em 1964, mas 9 anos depois foi suspendido o pedigree da raça por falta de exemplares. Em 1985, graças aos esforços do Clube do Fox Paulistinha, a CBKC (Confederação Brasileira de Cinofilia) voltou a distribuir registro, mas a permissão pra competições de beleza nacional só aconteceu em 1992.






Personalidade

Mtas vezes se esquece do seu tamanho a age como um "cachorrão", pois como td terrier é um cão de alarme. É mto inteligente e espero, por isso aprende comandos com mta facilidade, mas tb aprende com facilidade fazer arte...
Mtas vezes é dito como incansável, pois possue energia de sobra. Costuma ser amigável e gentil com amigos e desconfiado com estranhos.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

TIÃO E LIGRE...







Houve um cruzamento entre leão e tigre... COMO? ONDE? QUANDO? PQ?








Esses animais não existem na natureza, apenas em cativeiros, e foram "criados" pelo homem. Pois leões e tigres não ocupam o mesmo território.


Em Shenzhen, no sul da China, o zoô recebeu de presente de um circo de Moscou um tigre, o Russo. Ele tinha problemas de relacionamento com outros tigres, então colocaram ele junto com os leões para tentar uma socialização, ele socializou tanto q nasceram 2 filhotes, Tiões.

O pessoal do zoológico achou a idéia interessante e resolveu "apresentar" e marcar um encontro romântico entre o leão, Cabeleira e a tigresa, Spice Girl, eles se apaixonaram e acabou nascendo 11 Ligres.


Os ligres tem o pai leão e a mãe tigreza e o tião, tem o pai tigre e a mãe leoa.


Geralmente os ligres tem a cabeça mto pequena comparada a seu corpo, q é mto maior q o corpo de um leão ou tigre. Esse tamanho acredita-se q é uma "não herança genética"...Os tigres recebem os genes q produzem o hormônio inibidor do crescimento do pai e os leões da mãe, por isso nunca param de crescer. Os q conseguem sobreviver no nascimento, não vivem mais q 3 anos. Os machos são estéreis, mas as fêmeas são férteis.

Já os tiões são menores, mas mtoooo agressivos.





O q achar dessa cruza bizarra??

No mínimo cruel, pois são animais q não podem sobreviver na natureza, são obrigados a viver toda a sua vida (q já é curta) trancada em cativeiro. Sem falar q são prejudicados com seu tamanho e peso absurdos, podem chegar a 3m de comprimento e meia tonelada, por isso não tem a agilidade de um leão ou tigre e nem a capacidade de se defender como eles e não podem se reproduzir.




Na minha opinião é até legal esses bichos diferentes q conseguimos conhecer, desde q não atrapalhe na sua natureza e q eles possam viver normalmente...

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

DOGUE ALEMÃO










O cão gigante... O q tem de grande tem de simpático. É chamado "Apolo dos cães", por sua magestosa envergadura e imponencia...


História

Pela Federação Cinológica Internacional é aceita a hipótese de q a raça tem origem na região de Wurttemberg, na Alemanha.
Na idade média há referências de sua uitilização na caça a javalis, guada costas ou até em lutas com touros.
A primeira exposição q a raça participou foi em 1863, em Hamburgo. É mto popular no Brasil, perdendo apenas para os EUA.






Personalidade

É estável e equilibrado, fazendo com q seja um excelente cão de guarda,l obviamente não precisa de mto para impor respeito, com 1,80m e aproximadamente 80kg, já mostra q tem potencial para proteger seu território se necessário, Além disso é mto forte e ágil. É leal e mto dependente de seu dono. Bastante afável com crianças, brincalhão e alegre, fato q pode causar pequenos acidentes, por parece esquecer do seu tamanho as vezes.


Está raça pode sofrer de:

- Torção gastrica - o cão fica ofegante, com gases, estufado e pode chegar a morte em poucas horas.
- Megaesôfago - acúmulo de alimento no esôfago provocando dilatação do órgão. O cão regurgita com frequencia, apresenta desconforto nas refeições, perde mto peso e esta sempre com fome, podendo tb chegar a morte por inanição ou pneumonia.
- Higromas - provocado geralmente por excesso de peso, pode aparecer bolsas flácidas e inflamação nas articulações do cotovelo.
- Calos
- Osteodistrofia hipertrófica - perda de apetite, febre alta, inchaço nas articulações e dificuldade de locomoção, causado aparentemente pelo excesso de cálcio.
- Dermatite - o mais registrado no dogue alemão é a seborréia.
há poucos casos de Displasia Coxo-Femural, encaixe errado do fêmur com a bacia, causando dores e dificuldade de movimentação.



Curiosidades:
O famoso Scooby-Doo, do desenho infantil com o mesmo nome, é baseado em um Dogue Alemão.
Em 2008 o Guinness Book of Records, registra um dogue alemão (de nome Gibson) de 107cm de altura (na cernelha) como o cão mais alto do mundo.




sábado, 24 de janeiro de 2009

YORKSHIRE TERRIER






Esse post é dedicado à Déia e a Pietá (a York dela).
História
Essa raça surgiu no Condado de York (daí o nome da raça), na Inglaterra. Foi desenvolvido inicialmente pra caçar pequenos roedores, mas na era Vitoriana, esse cãozinho caiu nas graças da Rainha Vitória e sua função passou a ser de cão de companhia.
Em 1898, foi registrado um padrão e seu nome Yorkshire Terrier foi estabelecido, pelo The Kennel Club.
Por ser de porte pequeno e por sua personalidade amigável, ainda é mto requisitado por pessoas q moram em pequenos apartamento ou casas sem patio.

Personalidade
É carinhoso, divertido e mto devotado, vive em harmonia com crianças, mas não é mto sociável com outros cães, poois é um cão mto territorialista. É usado mto para alerta e como um bom caçador dá o sinal de alerta ao menor ruido.
É um cão mto ativo e independente, gosta mto da companhia do dono, mas "colo" não é um dos seus lugares preferidos, apesar de sua independencia não gosta de ficar sozinho.
É mto inteligente e consegue resolver seus problemas sozinho.

Fechamento tardio da moleira, hérnia, dentição dupla e luxação patelar (deixa o cão manco), são uns dos problemas q + atingem essa raça.


OBS.: Enquanto escrevia esse post vi no mínimo uns 5 York's passeando pela rua! Eles vão dominar o mundo, hehehehe

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

COCKER SPANIEL INGLÊS

Tive uma cocker inglês qdo era criança, ela era branca e preta, mtas manchas "salpicadas" pretas, tinha uma orelha gigante e um olho mtooo caido, era linda (e gorda). Nunca vi cão + querido, era um amor de cachorrinha, estava sempre disposta pra brincar, era mto sociável com outros cães, mas não dava mta bola pras pessoas...Mas ela tinha um probleminha q a minha mãe não aguentou, era totalmente destruidora, destruiu chinelos, guias telefônicos, livros, paredes, portas, móveis, pés de cadeiras, panos, ossos, bolas, bichos de pelúcia... e por ai vai... era um terror, mas era mto carinhosa e companheira...






História



Essa raça surgiu na Inglaterra. Por volta de 1300, 7 raças diferentes a partir de uma raça comum de Spaniels Britânicos, umas delas foi o Cocker Spaniel Inglês. Nessa época caçadores passaram a adotar uma nova estratégia caça, com falcões, os cães corredores e sabujos, foram substituidos por cockers, q entravam + facilmente nas tocas de aves, q qdo encotravam a presa atiravam para os falcões abaterem.



Daí q surgiu o nome Cocker, os cães eram ótimos caçadores de Wooscock, uma espécie de galinha, pois era pequeno e entrava com facilidade em suas tocas e não ficava preso em eventuais "armadilhas" das tocas.



A partir da segunda metade do séc. XX, conquistou lugar como "cão de companhia" por sua simpatia e beleza.






Personalidade



Por ser um cão alegre e disposto, ganhou mtos admiradores, sendo bastante requisitado como cão de companhia. Tb por ter porte pequeno se adpta facilmente em vários ambientes, mas cuidados devem ser tomados, pois ele precisa de lugares com movimento e atividades, ao contrario pode se tornar um cão destrutivo. Assim, é um cão ideal para crianças e adora atividades física. Por ser pequeno e com a genética de um cão de caça, é mto bom para provas de agility.




Adora participar das atividades dos donos e é mto fiel a ele, sendo ele seu melhor passatempo, dificilmente se afasta. Com estranhos tb é mto sociável.
Não podemos esquecer q como qualquer outra raça, tb tem alguns problemas + comuns, como...
Problemas auditivos, geralmente causado por eventuais acúmulos de água ou cera nos ouvidos. E tb por ter as orelhas caidas tem pouca ventilação nos canais auditivos. É bastante suscetível à frieiras, pois tem mtos pelos entre os dedos. Obesidade tb é comum nos Cockers, pois comer é um de seus maiores prazer. Além de catarata e Atrofia progressiva de Retina.
Bjos

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

LHASA APSO...




Bem... Tenho 3 Lhasas em um apartamento, a Nina (5 anos), o Shake (4 anos) e o Nenê (3 anos), eles dão bastante trabalho e bastante gasto, mas não existe coisa melhor do q ver os rabinhos balançando qdo chego em casa... o bafo deles qdo acordo e eles vem me cumprimentar, ou os presentes q recebo td dia (chinelos velhos, panos rasgados, bolas mordidas...).
Por isso, por esse amor mutuo entre nós 4, resolvi contar um pouco da história do lhasa e sua personalidade, seu temperamento...

História
Historiadores acreditam q a raça surgiu a 500 anos e como eu nome (Lhasa) já indica, tem como origem o Tibet, cuja capital chama-se Lhassa, Apso, seriam uma derivação da palavra Apsoo q significa ovelha. Outros estudiosos acreditam q o apso possa vir de seu nome original "Apso Seng Kye", q significa "Cão de Sentinela q ruge como Leão", pois eram cães sentinelas do Palácio de Potala, onde reside Dalai Lama, no Tibet.
O Lhasa era considerado, no seu país de origem, um cão sagrado e os budistas acreditavam ser a reencarnação de antigos Lamas. Os cães acompanhavam os monges a td lugar e tinham a função de alertar se ouvissem qualquer coisa estranha, já q a sua audição é extremamente sensível. Acreditava-se ainda q esses cãezinhos eram capazes de prever avalanches nas montanhas.
Estes pequenos cães foram mto representados em trabalhos de artesanato q eram colocados em lugares de destaque nos altares domésticos.
Com essa condição de cão sagrado, jamais deveriam ser trocados por dinheiro (vendido ou comprado) e ganhar um Lhasa era sinal de apreço extremo e de boa condição social.
É mto comum confundir essa raça com o Shih Tzu, q é mto parecido fisicamente, q é um cão originário do oeste da China. Dalai Lama tinha o costume de presentear seus convidados com Lhasas, enquanto na China os governantes davam o pequeno Shih Tzu.
Acredita-se q os primeiros exemplares tenham chegado na Inglaterra em primeiro lugar por volta de 1900. Nos EUA, a raça chegou em 1933 levado pelo próprio Dalai Lama. Já no Brasil, chegou apenas em 1966.


PERSONALIDADE
O Lhasa é um cão q late pouco (salvo os meus), é bastante reservado com estranhos, é um cão de um dono só, uma vez eleito seu preferido, este será o centro do seu universo.
Apesar o seu aspecto de pelúcia, não é um cão de colo, aprecia mto estar no 'seu canto' (isso é bem verdade), longe de agitações. Por isso não é mto recomendado para casas com crianças pequenas e agitadas (eles realmente não são mto chegados em crianças).
É considerada uma raça ideal para pessoas sozinhas, já q encara bem a solidão, sem se tornarem destrutivos ou barulhentos (digo q não compartilho essa opinião, hauhau). Tb não exigem mtos exercícios diários ou passeio diário.
Mesmo sendo reservado com estranhos e super independente em casa, não são cães agressivos.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

CÃES


Vou começar com um dos meus assuntos preferidos... CÃES!!


No Manual "Espécies de Mamíferos do Mundo", por D.E. Wilson e D.A.M. Reeder, se confirma q o lobo e o cão doméstico são do mesmo gênero e da mesma espécie, Canis Lupus. Anteriormente eram chamados Canis Familiaris, agora Canis Lupus Familiaris.
Como a existência dos cães domésticos vem de milhares de ano atrás, seu surgimento baseia-se em suposições. Acredita-se q na pré-história, homens perceberam q alguns filhotes de lobos, se aproxivam mais q outros e eram menos agressivos, então pegavam alguns filhotes, q passaram a ajudar na caça e guardavam as aldeias durante a noite. Os cães aparecem em pinturas pré-históricas em cavernas e em inumeros objetos encontrados por arqueólogos. Tb existe na religião egipcia um Deus com a aparecia canina.
Audição - Através de estudos foi descoberto q cães podem ouvir sons a distâncias 4 vezes maiores q o ser humano. Eles tb são capazes de captar frequências q são imperceptíveis para nós. São capazes de diferenciar sons q para o ser humano podem parecer identicos. Além disso o cão pode detectar a origem de um barulho em 0,06 segundos.
O formato das suas orelhas (grandes e côncavas), permite uma maior captação das ondas sonoras e centralizam o som diretamente para o tímpano, por isso eles mexem as orelhas qdo escutam um barulho diferente ou q chama a atenção. A forma das orelhas nas diversas raças (caida, em pé, compridas, curtas), não influencia na audição.
Os cães tem a capacidade de "filtrar" os sons q ouvem, por isso conseguem dormir tranquilamente enquanto a tv está ligada, mas acordam repentinamente se escutam um barulho estranho...
Visão - Costumamos ouvir q os cães não enxergam mto bem ou q só veêm em preto e branco, mas isso não é totalmente verdade. Os cães enxergam com menos resolução q os humanos e em menos cores, eles tem dificuldade de diferenciar o vermelho, amarelo, verde e laranja e enxerga melhor o cinza, azul e amarelo. São sensíveis à claridade e movimentos, por isso enxerga melhor no escuro.
Faro - O é sem duvida o sentida mais desenvolvido dos cães. Eles conseguem sentir cheiros q nós não conseguimos identificar. Podem identificar e seguir o cheiro de uma pessoa q passou por um certo lugar há vários dias.
Os cães tem cerca de 200 milhões de células receptoras de odores e os humanos apenas 5 milhões, assim eles tem o olfato 4o vezes melhor q o nosso.



Curiosidade

  • Os cães andam sobre os dedos e não sobre a planta do pé como nós. Suas "almofadinhas" dos dedos funcionam como amortecedores de impacto, para correr e saltar.


Beijinhos