
O pêlo da chinchila é o mais fino de todos os animais e tb é mto denso, sendo assim mtoo macio ao toque, daí se torna alvo para os fãs de casaco de pele >(
Tem sua origem na Am. do Sul, mais precisamente na Cordilheiras dos Andes. Foi domesticada por Mathias Chapman, em 1922, que levou 11 exemplares para os EUA. Foi essa domesticação q salvou a espécies, pois de 1524 até 1918 aconteciam muitas caçadas desse animal, pois a qualidade dos casacos de pele de chinchila foram descobertas na Europa, nessa época, quase extinguindo a espécie.
Em famílias de chinchilas, eles se apegam aos seus parceiros desencolvendo uma relação de carinho e afeto q pode durar a vida toda. Por isso preferem uma companhia. Algumas podem até ficar deprimidas sem um contato com outros da mesma espécie.
As fêmeas dessa espécie são mais dominantes, usando comportamentos q para nós podem parecer agressivos, mas é apenas um meio de mostrar sua liderança. Mas esses comportamentos não afetam o ser humano, é principalmente entre a espécie.

Os filhotes nascem com pêlos e dentes e olhos abertos. Em alguns dias os filhotes já começam a explorar o ambiente, depois de 1 semana o filhote já começa a comer alimentos sólidos por conta própria, mas continua mamando até aproximadamente 60 dias.
Chinchilas devem ter os dentes amarelo-alaranjados, dentes brancos indicam carência séria de cálcio no organismo. Apesar da cor natural do seu pelo ser um cinza-azulado, é possível encontrar diversas cores, como preto, branco e bege, em função de cruzamentos genéticos.

CURIOSIDADE: O nome "chinchila" é originado de "chincha", povo indigena, q foram os primeiros a utilizar o pêlo desse animal com vestuário.
Para mais informações sobre cuidados, alimentação, etc, para donos de chinchila ou quem queira comprar uma, tem dois sites q achei bem interessantes.
www.chinchila.org e www.tocadachinchila.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário