quinta-feira, 26 de maio de 2011

'LIGRES' AMAMENTADOS POR CACHORRINHA

Segundo informações do portal de notícias "China.org.cn", 4 'Ligres" (filhotes de leão com uma tigresa) nasceram no início do mês, no zoológico da proncíncia de Shandong, no leste da China. Mas infelizmente, por causas desconhecidas, foram abandonados pela mãe.
 
Dois não resistiram, por falta do leite materno nos primeiros dias de vida, os outros dois receberam uma ajuda impressindível, uma cachorrinha que estava amamentando seus filhotes 'acolheu' os bebês adandonados, segundo informações da Agência EFE


É né, algumas mulheres abandonando seus filhos em lixeiras, dentro de sacos, em terrenos baldios, e uma cachorrinha (dito animal IRRACIONAL) amamentando filhotes abandonados e não são nem da sua espécie, que são maiores do que seus próprios filhotes (que correm o risco te ter menos alimento)! Isso sim é um exemplo a ser seguido! Vamos parar de pensar um pouco nos nossos umbigos e olhar em volta!! #ficadica

terça-feira, 17 de maio de 2011

“A Inteligência dos Cães”

A milhares de anos, cães vêm sendo treinados pelos humanos para diversas funções, das mais básicas, como higiene, até as mais complexas, como podemos ver em cães-guias (do post anterior, lembram??), muitas dessas funções, como caça e faro, refletem o instinto natural dos cães, outras como as citadas acima, necessitam de um treinamento especial.
Stanley Coren, professor de psicologia da Universidade de British Columbia, treinador e especialista em comportamento canino, publicou seu livro “A Inteligência dos Cães” em 1994, onde publica uma lista classificando a inteligência de 133 raças de cães. Esta 'inteligência' que Stanley se refere em seu livro, é definida como 'Inteligência de Obediência e Trabalho" (que permite ao cães aprender por associação e com memória, podendo lembrar diversos de truques e situações) e não da inteligência 'instintiva' deles (cães demonstram instintivamente múltiplas inteligências em diversas situações). O ranking de inteligência canina do Dr. Coren, é na verdade um ranking de adestrabilidade e não inteligência propriamente dita (então, seu ‘auau’ não é burro, apenas não é mto adepto ao adestramento XD).
Há donos de cães, de raças consideradas menos inteligentes, de acordo com essa lista, que alegam que seus bichinhos são mais inteligentes que algum determinado cão, de uma raça teoricamente mais esperta. Isso é porque algumas pessoas pensam que, por seu cão ser tão esperto, não precisa de treino, mas a inteligência individual do cachorro depende de vários fatores, como o ambiente onde vive e a quantidade de estímulos que recebe, e não apenas da raça (portanto estimule seu cãozinho o/).
Os cães podem ter habilidades específicas, cada uma dessas habilidades foi definida pelos humanos para um determinado fim. Assim cães de raça de aponte, podem indicar uma presa sem nenhum treino mas, por mais treinados que sejam, são incapazes de aprender a pastorear. Ao mesmo tempo, que cães pastores têm tendência natural a arrebanhar, mas são incapazes de aprender a apontar a caça.
Habilidades especificas
Inteligência espacial: o cão compreende a organização do mundo que o cerca. Saber onde fica a sua guia, o pote de biscoitos e suas. Inteligência de coordenação motora: o cão é capaz de se mover e coordenar seus movimentos com grande habilidade, como em provas de agility ou em concursos de dança com coreografia e tudo! Inteligência intrapessoal: o cão conhece a si mesmo, suas capacidade e limitações. Um cão que se recusa a pular de algum lugar muito alto demonstra conhecimento sobre suas capacidades. Inteligência interpessoal: o cão se reconhece como criatura social, ao se comunicar com os donos ou assumir uma função dentro da matilha. Inteligência musical: o cão é capaz de reconhecer fatores musicais, como harmonia e tom. Pesquisadores desenvolveram um estudo sobre os benefícios da musicoterapia para os animais, segundo eles, cães submetidos a sessões de música, são mais dóceis e alegres do que os demais. Inteligência lógica: cães são capazes de resolver problemas e aplicar estratégias racionais quando se deparam com novas situações. Quando há dois pedaços de carne ao seu alcance, o cão vai pegar o pedaço que estiver mais perto primeiro, independente do tamanho (para garantir pelo menos aquele pedaço, espertinho, não??), se ambos estiverem à mesma distância, ele pegará o maior. Inteligência línguística: cães são capazes de se comunicar. Possível observar na organização de alcateias na caça, posições sociais e divisão de tarefas, o que sugere um sistema de comunicação complexo
A lista que foi elaborada pelo pesquisador, foi feita através de um questionário elaborado por ele e preenchido por juízes americanos, especializados em provas de obediência. As 133 raças foram classificadas de 1 a 79. As raças que estão nas primeiras posições, são aquelas que respondem bem a treinamentos e memorizam comandos com mais rapidez ou tem um desejo maior de agradar seus donos e um poder maior de concentração. Já as raças dispostas por último no ranking, não respondem bem a treinamentos e não gostam de treinos de repetição, aparentemente por terem menos paciência e se distraírem com mais facilidade. Em geral cães de ‘caça’ costumam se distrair facilmente, pois o menor movimento no ambiente pode chamar sua atenção como uma possível presa.
Graduações: (1 a 10) São os mais ‘inteligentes’. A maioria desses cães necessitam apenas 5 repetições para mostrar sinais de compreensão, em comandos simples e não precisam de muita prática para manter estes comandos. Eles obedecem à primeira ordem dada pelo dono/treinador em 95% dos casos, além de responderem a estes comandos apenas alguns segundos depois de solicitado, mesmo que o dono esteja longe fisicamente. (11 a 26) São excelentes cães de trabalho. Comandos simples são normalmente assimilados em 5 a 15 repetições (em caso de comandos mais complexo, a resposta do cão pode demorar um pouco, mas podem melhorar com a prática). Os cães lembram das ordens muito bem, embora possam melhorar com a prática. Eles respondem ao primeiro comando em 85% dos casos, ou mais. Cães deste grupo também podem demorar mais a responder se seus donos/treinadores estiverem fisicamente distantes. (27 a 39) São cães de trabalho acima da média. Necessitam de 15 a 20 repetições para obedecerem de forma mais imediata, sessões extras de treinamento, são muito validas, especialmente no começo da aprendizagem. Depois que eles aprendem e adquirem o hábito do novo comportamento, eles retêm os comandos com uma certa facilidade. Outra característica destes cães é que eles costumam responder logo no primeiro comando em 70% dos casos, ou mais. Mas eles tendem a demorar um pouquinho mais de tempo entre o comando dado e a resposta, além disso eles parecem ter um pouco mais de dificuldade em se concentrar no comando na medida em que o dono se distancia fisicamente deles. (40 a 54) São cães de ‘inteligência’ intermediária. Para que eles obedeçam razoavelmente serão necessárias de 25 a 40 experiências bem sucedidas. Se forem treinados adequadamente estes cães irão apresentar boa retenção, se um esforço extra não for aplicado no início do treinamento, o cão parece perder rapidamente o hábito de aprender. Normalmente eles respondem no primeiro comando em 50% dos casos, mas o grau de obediência final irá depender da quantidade de prática e repetições durante o treinamento. Elea também podem responder de uma forma consideravelmente mais lenta do que as raças classificadas anteriormente. (55 a 69) São cães de ‘inteligência’ razoável. Serão precisas cerca de 40 a 80 repetições antes que eles se tornem confiáveis em tal comando. Precisam ser treinados várias vezes, para não ‘esquecerem’ (propositalmente) os comandos. Se os donos trabalharem apenas o "normal" para manter seus cães treinados, os cães irão responder prontamente no primeiro comando em apenas 30% dos casos. E mesmo assim, eles obedecerão melhor se o dono estiver muito perto deles fisicamente. Estes cães parecem estar sempre distraídos e que obedecem apenas quando eles assim desejam. (70 a 79) São as raças com o menor grau de ‘inteligência’. Não é raro que estes cães precisem executar mais de 100 vezes um comando de forma correta, antes de se tornarem confiáveis.
Lista:
1º Border Collie
2º Poodle
3º Pastor Alemão
4º Golden Retriever
5º Doberman
6º Pastor de Shetland
7º Labrador
8º Papillon
9º Rottweiler
10º Australian Cattle Dog
11º Welsh Corgi
12º Schnauzar Miniatura
13º Springer Spaniel Inglês
14º Pastor Belga/ Tervuren
15º Groenland/ Schipperke
16º Collie/ Keeshond
17º Pointer Alemão de Pelo Curto
18º Cocker Spaniel Inglês/ Flat-Coated Retriever/ Schnauzer Standard
19º Brittany
20º Cocker Spaniel Americano
21º Weimaraner
22º Bernese Mountain Dog
23º Spitz Alemão
24º Irish Water Spaniel
25º Vizsla
26º Cardigan Welsh Corgi
27º Yorkshire Terrier/ Chesapeake Bay Retriever/ Puli
28º Schnauzer Gigante
29º Airedale Terrier/ Bouvier Des Flandres
30º Border Terrier/ Briard
31º Welsh Springer Terrier
32º Manchester Terrier
33º Samoieda
34º Field Spaniel/ Terranova/ Terrier Australiano/ American Staf Terrier/ Gordon Setter/ Bearded Collie
35º Setter Irlandês/ Cairn Terrier/ Kerry Blue Terrier
36º Norwegian Elkhound
37º Pinscher Moniatura/ Affenpincher/ Silky Terrier/ English Setter/ Pharaoh Hound/ Clumber Spaniel
38º Norwich Terrier
39º Dálmata
40º Soft-Coated Wheaten Terrier/ Bedlington Terrier/ Foz Terrier Pelo Liso
41º Curly-Coated Retriever/ Irish Wolfhound
42º Kuvasz/ Pastor Australiano
43º Pointer/ Saluki/ Finnish Spitz
44º Cavalier King Charles Spaniel/ Pointer Alemão de Pelo Duro/ Black & Tan Coonhound/ American Water Spaniel
45º Husky Siberiano/ Bichon Frisé/ English Toy Spaniel
46º Tibetan Spaniel/ Foxhound (English)/ Otterhound/ Foxhound (American)/ Greyhound/ Wirehaired Pointing Griffon
47º West Highland White Terrier/ Deerhound Escocês
48º Boxer/ Dogue Alemão
49º Dachshund/ Stafforshire Bull Terrier
50º Malamute do Alasca
51º Whippet/ Sharpei/ Fox Terrier Pelo Duro
52º Rhodesian Ridgeback
53º Ibizan Hound/ Welsh Terrier/ Irish Terrier
54º Boston Terrier/ Akita
55º Skye Terrier
56º Norfolk Terrier/ Sealyham Terrier
57º Pug
58º Bulldog Francês
59º Griffon de Bruxelas/ Maltês
60º Greyhound Italiano
61º Chinese Crested
62º Dandie Dinmont Terrier/ Petit Basset G Vendeen/ Terrier Tibetano/ Japanese Chin/ Lakeland Terrier
63º Old English Sheepdog
64º Cão dos Pirineus
65º São Bernardo/ Scottish Terrier
66º Bull Terrier
67º Chihuahua
68º Lhasa Apso
69º Bullmastiff
70º Shih Tzu
71º Basset Hound
72º Mastim Napolitano/ Beagle
73º Pequinês
74º Bloodhound
75º Borzoi
76º Chow Chow
77º Bulldog
78º Basenji
79º Afghan Hound

terça-feira, 10 de maio de 2011

CÃES GUIAS


Dia 29 de abril é o dia do Cão Guia! XD
Em maio de 2000, uma luta começou... e acabou com a vitória e o direito de ir e vir dos deficientes visuais. o/ Graças a Thays Martinez, que foi a primeira a usar um cão guia em São Paulo. Boris, seu primeiro cão guia se aposentou aos 10 anos de idade, assim ela está se adaptando com um novo cão, Diesel. Adaptação, nesse caso, é o processo de sintonia entre cão e dono, para que o cão consiga automaticamente saber os comando do dono.
Hoje há cerca de 60 cães guias no Brasil, enquanto existem 2 milhões de cegos, e mais de 2.000 esperando por um desses cães. Poucas ONG's brasileiras se dedicam a esse treinamento, muitas por falta de recursos. O Integra, em Brasília, desenvolve um projeto desde 2002, com parceria. Já o Iris, recebe uma doação de 8 cães por ano, vindos dos EUA, mas é necessário mandar o futuro dono para o treinamento.
do Corpo de Bombeiros, de onde saíram cerca de 26 cães guias que "trabalham" no Brasil

Desinformação
Genival, advogado, foi um dos deficientes que, em 2006, foi aos EUA buscar seu cão guia. "Ela me acorda todos os dias às 6h. Vamos a
uma praça que faça suas necessidades e seguimos para o trabalho", conta. Segundo Genival, que trabalha em um banco, ela é tratada com uma "funcionária". "Ela tem uma graminha especial, dentro do banco, para fazer xixi quando der vontade". Ele usa o metrô diariamente, mas a falta de informações da população ainda causa problemas: "Layla é sempre destraída pelas pessoas. Acham que ela não saberá me conduzir na escada rolante e na entrada do trem". Houve um caso em que Genival tropeçou ao entrar no metrô, pois um passageiro TENTOU lhe dar a mão, por não confiar no cão guia.
Cães

Segundo o tre
inador Moisés Vieira Jr., um cão precisa ser fiel ao dono para se tornar um guia. "Todo cão pode aprender, desde que seja bem treinado e que tenha um comportamento que mescle segurança e obediência".
No Brasil o llabrador é a raça mais usada para este trabalho, após vem o golden e o pastor alemão, que no exterior é o preferido.

Treinament
oO treinamento de um cão guia, inicia na escolha do animal, por seleção genética e comportamental.
Ao todo são de 16 a 21 meses de treinamento, iniciando no terceiro mês de vida do cão. Até o seu 1º ano, o treinamento se direciona para a convivência em ambientel social além de alguns comandos básicos. Após inicia-se os 6 meses de treinamento específico e mais um mês de integração com o dono.


Aposentadoria
Thays soube que Boris deveria se aposentar quando ele não conseguiu desviar a dona de uma escada, fazendo com q ela batesse com a cabeça. "Eu chorava de tristeza, e a
s pessoas achavam que era de dor", conta Thays, do momento que percebeu que era hora de Boris descansar.

Como tratar um cão guiaO cão guia não é apenas um animal de estimação, o seu trabalho é muito importante e não pode haver falhas, por isso deve ser tratado diferente de outros cães. Esses cão usam um espécie de coleira, chamada arnês, que só deve ser usada pelo dono do cão, este acessório é o que indica quando o cão está a traballho ou descansando. Devido a sua importancia ele não deve ser distraido, deve ser ignorado, não tocar, controlar seu cão ao passar perto de um cego com seu guia, não dar petiscou ou comida (seu dono faz isso), não fale com ele, apenas com seu dono, não toque no arnês. Ao se aproximar, para ajudar um deficiente visual, acompanhado por seu cão (apenas quando for solicitado, se não, não tente ajudar, pois é mais facil que acabe atrapalhando), faça-o pelo lado direito, deixando o lado esquerdo para o cão, ao dar alguma indicação, faça de forma bem clara. O cão é treinado para esta função, tem horas e lugares definidos para suas necessidades, e é capaz de usar qualquer meio de transporte e permanecer em qualquer tipo de estabelecimento sem que atrapalhe o funcionnamento do local, inclusive em locais de trabalho. Um cão guia jamais irá machucar alguém sem razão, portanto não é necessário ter medo deles, novamente, eles foram treinados para isso.