Dia 29 de abril é o dia do Cão Guia! XD
Em maio de 2000, uma luta começou... e acabou com a vitória e o direito de ir e vir dos deficientes visuais. o/ Graças a Thays Martinez, que foi a primeira a usar um cão guia em São Paulo. Boris, seu primeiro cão guia se aposentou aos 10 anos de idade, assim ela está se adaptando com um novo cão, Diesel. Adaptação, nesse caso, é o processo de sintonia entre cão e dono, para que o cão consiga automaticamente saber os comando do dono.
Hoje há cerca de 60 cães guias no Brasil, enquanto existem 2 milhões de cegos, e mais de 2.000 esperando por um desses cães. Poucas ONG's brasileiras se dedicam a esse treinamento, muitas por falta de recursos. O Integra, em Brasília, desenvolve um projeto desde 2002, com parceria. Já o Iris, recebe uma doação de 8 cães por ano, vindos dos EUA, mas é necessário mandar o futuro dono para o treinamento.
do Corpo de Bombeiros, de onde saíram cerca de 26 cães guias que "trabalham" no Brasil
do Corpo de Bombeiros, de onde saíram cerca de 26 cães guias que "trabalham" no Brasil
Genival, advogado, foi um dos deficientes que, em 2006, foi aos EUA buscar seu cão guia. "Ela me acorda todos os dias às 6h. Vamos a uma praça que faça suas necessidades e seguimos para o trabalho", conta. Segundo Genival, que trabalha em um banco, ela é tratada com uma "funcionária". "Ela tem uma graminha especial, dentro do banco, para fazer xixi quando der vontade". Ele usa o metrô diariamente, mas a falta de informações da população ainda causa problemas: "Layla é sempre destraída pelas pessoas. Acham que ela não saberá me conduzir na escada rolante e na entrada do trem". Houve um caso em que Genival tropeçou ao entrar no metrô, pois um passageiro TENTOU lhe dar a mão, por não confiar no cão guia.
Cães
Segundo o treinador Moisés Vieira Jr., um cão precisa ser fiel ao dono para se tornar um guia. "Todo cão pode aprender, desde que seja bem treinado e que tenha um comportamento que mescle segurança e obediência".
No Brasil o llabrador é a raça mais usada para este trabalho, após vem o golden e o pastor alemão, que no exterior é o preferido.
TreinamentoO treinamento de um cão guia, inicia na escolha do animal, por seleção genética e comportamental.
Ao todo são de 16 a 21 meses de treinamento, iniciando no terceiro mês de vida do cão. Até o seu 1º ano, o treinamento se direciona para a convivência em ambientel social além de alguns comandos básicos. Após inicia-se os 6 meses de treinamento específico e mais um mês de integração com o dono.
Aposentadoria
Thays soube que Boris deveria se aposentar quando ele não conseguiu desviar a dona de uma escada, fazendo com q ela batesse com a cabeça. "Eu chorava de tristeza, e as pessoas achavam que era de dor", conta Thays, do momento que percebeu que era hora de Boris descansar.
Como tratar um cão guiaO cão guia não é apenas um animal de estimação, o seu trabalho é muito importante e não pode haver falhas, por isso deve ser tratado diferente de outros cães. Esses cão usam um espécie de coleira, chamada arnês, que só deve ser usada pelo dono do cão, este acessório é o que indica quando o cão está a traballho ou descansando. Devido a sua importancia ele não deve ser distraido, deve ser ignorado, não tocar, controlar seu cão ao passar perto de um cego com seu guia, não dar petiscou ou comida (seu dono faz isso), não fale com ele, apenas com seu dono, não toque no arnês. Ao se aproximar, para ajudar um deficiente visual, acompanhado por seu cão (apenas quando for solicitado, se não, não tente ajudar, pois é mais facil que acabe atrapalhando), faça-o pelo lado direito, deixando o lado esquerdo para o cão, ao dar alguma indicação, faça de forma bem clara. O cão é treinado para esta função, tem horas e lugares definidos para suas necessidades, e é capaz de usar qualquer meio de transporte e permanecer em qualquer tipo de estabelecimento sem que atrapalhe o funcionnamento do local, inclusive em locais de trabalho. Um cão guia jamais irá machucar alguém sem razão, portanto não é necessário ter medo deles, novamente, eles foram treinados para isso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário