.jpg)
Existem vários tipos de papéis, mas os que eu quero falar são dos reciclados, que podem ser industriais ou caseiros. É possível encontrar diversas marcas com esse tipo de material, mas esses (sabe-se lá porque) são mais caros do que os papéis brancos comuns, assim, poucas pessoas optam por ele.
O papel nada mais é do que um emaranhado de fibras vegetais. Ao transformar o papel já utilizado em um papel novo, essas fibras se desfazem e são tramadas novamente. Isso parece muito complicado, mas hoje é possível reciclar papel até em casa. Além do próprio papel que pode ser reutilizado é possível também confeccionar produtos artesanais, como papéis de carta, marcadores de livro, capas de caderno...

Mas nem todos os papéis podem passar por esse processo simples de reciclagem: Papel carbono, fita crepe, papéis metalizados, papeis parafinados, papéis plastificados, papel higiênico, papel de bala, embalagens de biscoitos, papéis sujos, etiqueta adesiva e fotografias, NÃO SÃO RECICLÁVEIS!
COMO RECICLAR PAPEL EM CASA
Material:
- Papel;
- Bacias (rasa e funda);
- Balde;
- Moldura de madeira, com tela de nylon ou uma peneira reta;
- Moldura de madeira, vazada (sem a tela);
- Liquidificador;
- Jornal ou feltro;
- Pano;
- Esponjas;
- Varal e pregadores;
- Prensa ou duas tábuas de madeira;
- Peneira côncava (com barriga).
1º - Preparação da polpa
Pique o papel e deixe 24h mergulhado em água, em uma bacia rasa, para amolecer. Coloque água e o papel molhado no liquidificador (3 partes de água para 1 parte de papel). Bata até que fique bem homogêneo.
2º - Fazendo o papel

3º - Prensando as folhas
Para que as folhas sequem mais rápido e o entrelaçamento da fibras seja mais firme, faça pilhas com jornal, da seguinte forma:
Empilhe 3 folhas do jornal com papel artesanal. Intercale com 6 folhas de jornal ou 1 pedaço de feltro e coloque mais 3 folhas do jornal com papel. Continue até formar uma pilha com 12 folhas de papel artesanal. Coloque a pilha de folhas na prensa por 15 minutos. Se não tiver prensa, ponha a pilha de folhas no chão e pressione com um pedaço de madeira. Pendure as folhas de jornal com papel artesanal no varal ate que sequem completamente. Retire cada folha de papel do jornal (ou pano) e faça uma pilha com elas. Coloque essa pilha na prensa por 8h ou dentro de um livro pesado durante 1 semana.
É possível utilizar técnicas diferentes para "decorar" os papéis:
- Misture à polpa: linha, gaze, fio de lã, casca de cebola ou de alho, chá em saquinho, pétalas de flor, e outras fibras.
- Bata no liquidificador junto com o papel picado: papel de presente, casca de cebola ou de alho.
- Coloque sobre a folha, ainda molhada: barbante, pedaços de cartolina, pano de tricô ou crochê. Nesse caso a secagem será natural - não é necessário prensar com o pedaço de madeira.

Dicas importantes
A tela de nylon deve ficar bem esticada, presa a moldura por tachinhas ou grampos.
Reutilize a água que ficou na bacia para bater mais papel no liquidificador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário