Freiburgo em Brisgóvia, é uma cidade independente e a mais insolarada da Alemanha, talvez por isso seja possível dar a ela o título de centro de excelência em termos de qualidade de vida. E é ao sudoeste da Alemanha que está localizada a cidade mais sustentável do mundo.
Para começar, o meio de transporte mais utilizado pelos cidadãos é a bicicleta, no centro da cidade, há mais vagas para estacionar bicicletas, do que automóveis, principalmente ao redor da universidade. São 500km de ciclovia, que atravessam a cidade, utilizadas diariamente por aproximadamente 10mil ciclistas. Assim é possível verificar pelo medidor de poluição, que o dióxido de carbono é praticamente zero. Lá o ciclista tem prioridade, são 200mil bicicletas nas ruas, contra 100mil carros.
Além disso a cidade investe na energia limpa, a energia gerada provém de uma usina, regida por moradores que possuem quase 1800 paineis solares, com isso a economia de luz caiu para 90%.
Para evitar o uso de aquecedores, na cidade que chega a -2ºC, foi criado um projeto de casas com isolamento térmico, vidros duplos e emborrachados. Além da preocupação com materiais de construção e incidência solar (existe uma distância mínima de uma casa para outra, para que todas recebem luz natural).
E com tudo isso, ainda há uma fonte de energia extra, o estádio de futebol (acredito que seja o Mage Solar Stadion, tendo Sport Club Freiburg como administrador) funciona como uma mini estação de energia, que abastece 9 mil pessoas por ano.
Com certeza essa cidade vai pra minha listinha de "lugares para conhecer pelo mundo" (lista que eu não tenho, mas começo hoje, hehehe).
Nenhum comentário:
Postar um comentário