sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Cactos [editado]

Hoje comprei 2 mini-cactos (que não são cactos de verdade...), e como sempre resolvi escrever aqui sobre eles...
O cactos pertence a família Cactaceae (podendo chegar a 1400 espécies nativas das américas) e estão localizados principalmente no México, Peru e Bolívia, mas no Brasil existem 37 gêneros e 233 espécies, eles estão presentes predominantemente na caatinga nordestina, também é possível encontrar no cerrado e na mata atlântica. Há apenas uma espécie que vive na África e Ásia (Rhipsalis baccifera), mas acredita-se que ela foi introduzida recentemente por acidente.
Blossfeldia liliptuana
São plantas perenes (o que significa que o ciclo de vida é bem longo), geralmente com caules suculentos (para reter água, por isso são bem adaptados a ambientes quentes e áridos) e fotossintetizantes, a maioria não tem folhas comuns, os espinhos que elas possuem são as folhas modificadas para um situação mais vantajosa. Quando possuem flores, elas são geralmente vistosas.
Pachycereus pringlei
Nas florestas úmidas é possível encontrar espécies dos gêneros: Rhipsalis, Hatiora e Lepismium, que são muitos utilizadas como plantas ornamentais, algumas dessas espécies cultivadas são mandacurus (Careus spp.), palmas (Opuntia spp.), e também é possível encontrar algumas espécies do gênero Echinocactus, Hylocereus e Melocactus para alimentação de gado. Algumas espécies apresentam fruto comestível como o figo-da-índia (Opuntia ficus-indica), nativo do México, ou Hylocereus, que produz a Pitaya. E tem também Opuntia, usadas como hospedeiros para criação de cochonilhas (utilizadas na indústria tintureira). A Lophophora williamsii é um conhecido agente psicoativo utilizado pelos indígenas norte-americanos, assim como algumas espécies de Schinopsis.
A maioria crescer sobre o solo, mas tem algumas espécies epífitas (plantas que vivem sobre outras)
O cactos mais alto conhecido é o Pachycereus pringlei, que foi registrado com 19,20 metros.e o menor Blossfeldia liliputiana, com apenas 1cm de diâmetro.

São muito utilizados como decorativos em vasos, ou até no paisagismo, também são bastante usados como cercas vivas, os espinhos afiados (de certas espécies) intimidam pessoas que queiram entrar em propriedades sem autorização. Alguns países, como a Austrália, tem limitações no fornecimento de água em muitas cidades, assim, plantas como essas, resistentes à seca estão sendo mais procuradas.

História
Em ruínas da civilização Astecas, são encontradas pinturas, esculturas e desenhos de plantas com a aparência de cactos, principalmente ao Echinocactus grusonii, que é popularmente conhecido como assento de sogra, era com essa espécie que realizavam sacrifício humanos. Tenochtitlan é o nome antigo da Cidade do México (que significa "Lugar dos Cactos Sagrados"), o cactos também está presente no brasão mexicano.

Os índios norte-americanos utilizam alcalóides (substâncias retiradas principalmente de plantas, que eram utilizadas por xamãs para a cura de doenças), produzidos por diversas espécies de cactos para cerimônias religiosas. Aqui na América do Sul, cactos mortos tem grande utilização como madeira para construção e alguns ainda apresentam importância farmacêutica.

Cristóvão Colombo levou o primeiro melcactus à Europa, e em 1737 já haviam 24 espécies conhecidas, as quais Linnaeus agrupou, formando o gênero "Cactus". Quando o interesse comercial aumentou, começou a ter consequências negativas, como invasões de seus habitats. Mas ainda hoje novas espécies são descobertas anualmente.
Todos os cactos são estão presentes na Convention on International Trade in Endangeres Species of Wild Fauna and Flora (CITES) e muitas delas são totalmente protegidas, podendo em alguns locais, causar até prisão para quem for pego coletando a espécie do seu habitat.

Significado
Segundo o Feng Shui os cactos são considerados Guardiões, por serem purificadores de ambientes, eles agem como uma barreira para os raios gama emitidos por computadores e aparelhos de TV. Os cactos, por viverem em regiões áridas e isoladas, ajudam as pessoas a conhecerem a sua força interna em momentos de solidão. E por armazenarem água (elemento que simboliza sentimentos e emoções) dentro do caule, favorece aqueles que se defendem muitos das próprias emoções.
Os espinhos podem parecer hostis, mas fazem parte da estratégia de sobrevivência da planta, transmitindo proteção e segurança ao eu portador. Tê-las por perto é um lembrete de vitalidade, persistência e integração com tudo o que está a nossa volta.


Esses são meus novos babys... *.*


Descobri que minha plantinhas não são cactos (da família Cactaceae) e sim suculentas da família Crassulaceae. Mas não lindas do mesmo jeito, vou pesquisar mais sobre elas!! Portanto, logo um novo post.


terça-feira, 28 de outubro de 2014

Fusca + energia solar + energia eólica = Sonho realizado!

Esse post vai ser em homenagem a um amor platônico que eu tenho e um desejo quase inatingível pra mim. Eu amo loucamente fuscas, e quero muito pegar um detonadinho e reformar, mas quero mais, quero fazer algo nele para que não polua tanto o ambiente como geralmente acontece, então, pelas minha andanças pela internet, vi reportagens tratando desse nigeriano que realizou mais ou menos o meu sonho.
Segun Oyeyiola, estudante de engenharia na Universidade Obagemi Awolowo, na Nigéria, criou um "fusca verde" a partir de sucatas. Durante um ano, ele adaptou um fusca velho (à gasolina) e transformou, com peças doadas de amigos e familiares, em um fusca sustentável, e tudo isso com 6 mil dólares. O fusca é movido a energia solar e energia eólica, com placas fotovoltaicas instaladas no topo do carro e uma turbina eólica instalada sob o capô. Além de tudo isso, o carrinho ainda possui um GPS, que ajuda a monitorar seu funcionamento.

O professor John Preston, presidente do departamento de engenharia física da Universidade de McMaster, afirmou que nunca havia visto algo como essa ideia "Se conseguir encontrar um jeito de usar esses dois tipos de energia - solar e eólica - no mesmo veículo seria algo maravilhoso. Significa que você não teria que dirigir apenas durante o dia", diz o professor , falando sobre as energias que se complementam. Dessa forma, o veículo consegue produzir sua própria energia, sem usar recursos fósseis.
Segundo o site Fast Coexist,  Oyeyiola teve essa ideia na intenção de diminuir as emissões de dióxido de carbono (CO2), que prejudicam o clima, os ecossistemas e a agricultura (o que em um país como a Nigéria, se torna prejudicial à vida da população). Sendo assim, seu projeto visa mudar o mundo e, quem sabe, salvá-lo a longo prazo, e se encaixa perfeitamente no clima quente do seu país, pois se sustenta com bases nos recursos naturais, que se complementam: na falta de uma, usá-se a outra.
Como nada é perfeito o fusca de Oyeyiola ainda precisa de alguns ajustes, ele quer melhorar os materiais e não ficar apenas sucata, além da bateria que leva entre quatro e cinco horas para ser carregada.

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Outubro Rosa

O Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo, é um evento realizado para lembrar a todos a importância do auto-exame e mamografia. A cor e o laço simbolizam a luta contra o câncer de mama, além de ser um símbolo super feminino.
Em diversos estamos dos EUA, já acontecia, separadamente, vários eventos referentes ao câncer de mama ou  a mamografia, então com a aprovação do Congresso Americano o mês de outubro se tornou o mês nacional (americano) da prevenção do câncer de mama.

História
Na última década do século 20, o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure (fundação sem fins lucrativos que usa todo dinheiro arrecadado para procurar a cura do câncer de mama) e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade.
Em 1997, começou oficialmente a se comemorar essa data e desenvolver ações voltadas a prevenção do câncer de mama, e nesse ano foi dado o nome utilizado hoje.Todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com laços rosas, principalmente nos locais públicos (aqui em Meia Praia-SC é assim, na avenida principal, os pontes de luz estão todos enfeitados com laços rosas), depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e etc. Além disso foi iniciada a ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos (aqui o mercado público está iluminado de rosa), pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente.

No Brasil
A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo - SP. Essa iniciativa foi de uma grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, que com o apoio de uma conceituada empresa européia de cosméticos iluminaram de rosa o Obelisco do Ibirapuera em alusão ao Outubro Rosa.
Em 2008, o Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama sediado em Santos-SP, em preparação para o Outubro Rosa, iluminou de rosa a Fortaleza da Barra, em homenagem ao Dia das Mães e pela Dia Estadual  (SP) de Prevenção ao Câncer de Mama comemorado todo terceiro domingo do mês de maio, mas o principal objetivo era alertar para a causa do câncer de mama e incentivar as mulheres da região a participarem do mutirão de mamografias realizado pelo Governo do Estado de Sâo  Paulo.
O tão conhecido Cristo Redentor, foi iluminado de rosa pela primeira vez em 2008.

Cristo Redentor - RJ


Farol da Barra - BA

Havan - SC

Fundação CECON - Amazonas
Iracema - CE



Monumento aos Bandeirantes - Piauí

Museu Ferroviário - ES

Mausoléu do Soldado Constitucionalista (Obelisco do Ibirapuera) - SP

Prefeitura de Natal - RN

Teatro Amazonas - Amazonas

Teatro Amazonas - Amazonas

Catedral de Brasília - DF

Congresso Nacional - DF

Congresso Nacional - DF

Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho - MT

Ópera de Arame - PR
Opera de Arame - PR

MASP - SP

Monumento às Bandeiras - SP

Ponte Hercílio Luz - SC

Conservatório UFMG - MG
Palácio da Liberdade - MG

Palácio do Planalto - DF

Supremo Tribunal Federal - DF

Como eu sou gaúcha, vou "puxar a brasa" pro meu lado, abaixo fotos de locais no Rio Grande do Sul que aderiram a ideia de iluminar tudo de rosa.

Centro Administrativo Fernando Ferrari - Porto Alegre-RS

Château d'Eau - Cachoeira do Sul

Igreja de Confissão Luterana do Brasil - Cachoeira do Sul - RS

Imobiliária Freire Imóveis - Porto Alegre - RS

Prefeitura de Bento Gonçalves - RS

Sede CliniOnco - Porto Alegre-RS

Loja Panvel - Porto Alegre-RS

Monumento Júlio de Castilhos - Porto Alegre-RS

Monumento Júlio de Castilhos - Porto Alegre-RS
Palácio da Justiça - Porto Alegre - RS
Monumentos Internacionais que aderiram ao Outubro Rosa:

Casa Branca - Washington D.C. - EUA

Casa da Ópera - Sydney - Austrália

Casa da Ópera - Sydney - Austrália

Cataratas do Niágara - NY - EUA

Centro Rockfeller - NY - EUA

CN Tower - Toronto - Canadá

Edifício Zappeion - Atenas - Grécia

Fonte de Netuno - Florença - Itália

London Eye - Inglaterra

Museu de Arte da Academia Central de Belas Artes - Pequim - China

Museu Nacional de Taiwan - Taipei - Taiwan

Pirâmides - Gizé - Egito

Prédio do Sultão Abdul Samad - Kuala Lumpur - Malásia

Torre de Pisa - Itália 
Torre de Tóquio - Japão

Torre Eiffel - França

Yucatan - México