terça-feira, 20 de janeiro de 2009

LHASA APSO...




Bem... Tenho 3 Lhasas em um apartamento, a Nina (5 anos), o Shake (4 anos) e o Nenê (3 anos), eles dão bastante trabalho e bastante gasto, mas não existe coisa melhor do q ver os rabinhos balançando qdo chego em casa... o bafo deles qdo acordo e eles vem me cumprimentar, ou os presentes q recebo td dia (chinelos velhos, panos rasgados, bolas mordidas...).
Por isso, por esse amor mutuo entre nós 4, resolvi contar um pouco da história do lhasa e sua personalidade, seu temperamento...

História
Historiadores acreditam q a raça surgiu a 500 anos e como eu nome (Lhasa) já indica, tem como origem o Tibet, cuja capital chama-se Lhassa, Apso, seriam uma derivação da palavra Apsoo q significa ovelha. Outros estudiosos acreditam q o apso possa vir de seu nome original "Apso Seng Kye", q significa "Cão de Sentinela q ruge como Leão", pois eram cães sentinelas do Palácio de Potala, onde reside Dalai Lama, no Tibet.
O Lhasa era considerado, no seu país de origem, um cão sagrado e os budistas acreditavam ser a reencarnação de antigos Lamas. Os cães acompanhavam os monges a td lugar e tinham a função de alertar se ouvissem qualquer coisa estranha, já q a sua audição é extremamente sensível. Acreditava-se ainda q esses cãezinhos eram capazes de prever avalanches nas montanhas.
Estes pequenos cães foram mto representados em trabalhos de artesanato q eram colocados em lugares de destaque nos altares domésticos.
Com essa condição de cão sagrado, jamais deveriam ser trocados por dinheiro (vendido ou comprado) e ganhar um Lhasa era sinal de apreço extremo e de boa condição social.
É mto comum confundir essa raça com o Shih Tzu, q é mto parecido fisicamente, q é um cão originário do oeste da China. Dalai Lama tinha o costume de presentear seus convidados com Lhasas, enquanto na China os governantes davam o pequeno Shih Tzu.
Acredita-se q os primeiros exemplares tenham chegado na Inglaterra em primeiro lugar por volta de 1900. Nos EUA, a raça chegou em 1933 levado pelo próprio Dalai Lama. Já no Brasil, chegou apenas em 1966.


PERSONALIDADE
O Lhasa é um cão q late pouco (salvo os meus), é bastante reservado com estranhos, é um cão de um dono só, uma vez eleito seu preferido, este será o centro do seu universo.
Apesar o seu aspecto de pelúcia, não é um cão de colo, aprecia mto estar no 'seu canto' (isso é bem verdade), longe de agitações. Por isso não é mto recomendado para casas com crianças pequenas e agitadas (eles realmente não são mto chegados em crianças).
É considerada uma raça ideal para pessoas sozinhas, já q encara bem a solidão, sem se tornarem destrutivos ou barulhentos (digo q não compartilho essa opinião, hauhau). Tb não exigem mtos exercícios diários ou passeio diário.
Mesmo sendo reservado com estranhos e super independente em casa, não são cães agressivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário