terça-feira, 28 de julho de 2009

GOLFINHOS!


O golfinho é um mamífero aquático e como todo mamífero, sente frio e amamenta seus filhotes. Existem diversas espécies de golfinhos (inclusive a Orca, q não baleia), a maioria é maritma mas existem as de água doce tb. Aqui no Brasil, os mais conhecidos são os Tucuxi (mto parecidos com o famoso "Flipper", mas de tamanho menor) e o Boto cor-de-rosa, q habitam os rios. E temos o Tursiops Truncatus (golfinho nariz de garrafa), o famoso "Flipper" q prefere o mar aberto, mas esporadicamente frequenta nossas baías.

O golfinho é um dos animais mais inteligentes q existe, é possivel treinar um golfinho pra executar mtas tarefas, até mesmo algumas mais complexas. Fato comprovado é q esses incríveis animais possuem tb uma linguagem própria (q ainda é estudada).

O golfinho assim como o homem, pode ter um grande variedade de comportamentos q não estão ligados diretamente às atividades biológicas básicas (alimentação, reprodução e proteção), por isso não ficam restritos a uma época de acasalamento e a vida social se torna mto importante, aém de serem xtremamente carinhosos. São exibicionistas e brincalhões, tais acrobacias mtas vezes são apenas demonstrações de agilidade e força, outras vezes é devido a usa necessidade de respirar fora d'água periodicamente.
   São ótimos nadadores, podem chegar a uma velocidade de 60 km/h e saltar até 5 m fora d'água. Como os golfinhos possuem uma espécie de sonar no cérebro, podem de orientar facilmente em água mais escuras e agitadas, percebendo td ao seu redor. Sua capacidade auditiva é extraordinária, apenas de possuir apenas dois pequenos orificios perto dos olhos.


Os golfinhos são mamíferos aquáticos, mas descendem de terrestres e suas nadadeiras, conservam uma ossadura dos parentes terrestres, inclusive uma mão com 5 dedos. Apesar de possuirem de 80 a 100 dentes em cada maxilar, eles não mastigam. Possuem pupilas em forma de "U", fazendo com q enxergem perfeitamente, dentro ou fora d'água ao mesmo tempo. Sua alimentação é a base de peixes (q tb servem para a sua hidratação) e lulas. Mas algumas vezes preferem camarões e moluscos. Geralmente caçam em grupo, procurando um grande cardume. A sua respiração é através de pulmões e não através de guelras como peixes, mas ao contrario de nós, essa respiração é voluntária, podendo se "afogar" com facilidade em momentos de estresse.

A fêmea do golfinho passa geralmente (depende da espécie)12 meses esperando seu filhote, q já nasce bem grandinho, mas, ainda assim, dá um trabalho enorme à mãe. Nos primeiros tempos, além de amamentá-lo (giralmente até os 4 anos), ela precisa levá-lo de vez em qdo à superfície para respirar, depois de um tempo, aprende a usar usar uma cavidade q possui sobre sua cabeça, mas continua a depender da mãe para se alimentar por cerca de um ano.

 

CURIOSIDADES:
- Um golfinho de olhos vendados pode "enxergar" td ao seu redor, duplicando uma imagem real numa imagem em terceira dimensão, composta dentro do cérebro, graças a seu sonar.
- Estudos comprovam q golfinhos podem reconhecer números, operações aritméticas e gramática. =D
- Já foram utilizados em guerras, para colocar granadas em submarinos e barcos inimigos. =/
- Golfinhos desgarrados ou banidos de seus bandos, são criaturas fragilizadas que procuram amizade e aproximação com os homens. Na Espanha, um oceanógrafo francês, filmou a historia de uma fêmea de golfinho q deram o nome de Nina, q acompanhava um mergulhador nas costas do Mar Mediterrâneo. Na Austrália, nas costas do lado oeste, há uma praia chamada Monkey Mia, onde um grupo de golfinhos vem pedir comida diariamente tendo já se tornado uma atração conhecida internacionalmente. Aqui no Brasil, em Santa Catarina, sempre houve uma parceria entre os Botos Franciscana e golfinhos, e pescadores, os golfinhos empurram os peixes para as redes, acuando-os, dando tempo para q se alimentem bem e ainda sobre muito para os pescadores. Este conhecimento e parceria é passado de pais para filhos, tanto do lado humano como dos golfinhos!
-
A Vaquita (q é uma espécie de golfinho) é atualmente o delfinídeo q corre o maior risco de extinção, restando cerca de 300 indivíduos no México.
- O boto cor-de-rosa é praticamente cego, por as águas escuras dos rios da Amazônia, determinou uma evolução, aprimorando se sonar e atrofiando os olhos.

- O golfinho é capaz de "desligar" uma aprte do cérebro, enquanto a outra continua em alerta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário