domingo, 27 de dezembro de 2009

BALEIAS ORCA


A orca é encontrada por todo planeta, sendo depois dos homem, o animal com a maior distribuição geográfica do planeta, mas são mais frequentes em águas mais frias (geralmente em regiões polares), entre os blocos de gelo flutuantes, onde costumam procurar suas presas (para isso possuem uma grossa camada de gordura q serve como isolante térmico, protegendo contra oscilações de temperatura na água). Preferem águas mais profundas e costumam ficar perto da costa (aproximadamente 800km), na rebentação. Não fazem grandes migrações como as baleias-azuis.

São mto curiosas, perto de embarcações mostram variações de reações, como interesse ou indiferença, dificilmente nadam perto dos navios ou em ondas produzidas por estes. Mas com frequencia saltam, põem a cabeça para fora da água para "espiar" ou batem com as nadadeiras peitorais e caudal na superfície da água.

Estudos realizados no litoral dos EUA e Canadá indicam q existem 2 tipos de orcas, as transeuntes (q formam grupos de 1 a 7 baleias) e as residentes (q formam um grupo maior, de 5 a 25 baleias), com diferenças físicas e comportamentais. As transeuntes percorrem uma área maior que as residentes.


No grupo das orcas, q é um sistema mto complexo, tds relacionamentos vivem em torno da fêmea mais antiga (mãe ou avó de tds do grupo). E essa estrutura social pode ser formada por indivíduos de até 4 gerações, aparentadas maternalmente. Formando laços sociais fortes e estáveis. Onde se comunicam através da emissão de sons.

A alimentação dessa baleia é bem ampla, pode se alimentar de lulas, peixes, aves e até alguns pequenos mamíferos, como focas. E em bando podem atacar filhotes de grandes cetáceos. Quando estão caçando podem chegar a 55km/h.




A orca pode começar a se reproduzir dos 15 anos até os 40. Seu período de gestação é de 15 a 18 meses, os filhotes desmamam de 1 a 2anos de idade, qdo já podem estar comendo alimentos sólidos. O filho nasce com 2,1 a 2,4 m e aproximadamente 180kg, apenas 1 por gestação e 5,35 ao longo da sua vida reprodutiva.

São animais de 6,5 a 8,0 m de comprimento e 2,5 a 7,0 toneladas. As fêmeas podem vivem até 80 anos e os machos um pouco menos.



CURIOSIDADES: 1)O nome baleia assassina provavelmente veio da denominação "assassinas de baleias" por baleeiros espanhóis q observavam grupos grandes de orcas atacando grandes baleias. 2)A orca é um cetáceo da família delphinidae, portante a orca é da mesma família dos golfinhos.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

CHINCHILA!!!

A chinchila é um pequeno roedor, vegetariano, parece uma misturade coelho e esquilo. São mto independentes e calmos, de habitos noturnos. São por natureza desconfiados e não gostam mto de colo. Gostam de correr, pular e escalar. São mto espertas e mais inteligentes q os outros roedores, podendo até atender pelo nome, além de serem mto atentas ao q acontece a sua volta. Gostam e PRECISAM de rotina, pois isso as deixa mais seguras.
O pêlo da chinchila é o mais fino de todos os animais e tb é mto denso, sendo assim mtoo macio ao toque, daí se torna alvo para os fãs de casaco de pele >(
Tem sua origem na Am. do Sul, mais precisamente na Cordilheiras dos Andes. Foi domesticada por Mathias Chapman, em 1922, que levou 11 exemplares para os EUA. Foi essa domesticação q salvou a espécies, pois de 1524 até 1918 aconteciam muitas caçadas desse animal, pois a qualidade dos casacos de pele de chinchila foram descobertas na Europa, nessa época, quase extinguindo a espécie.


Em famílias de chinchilas, eles se apegam aos seus parceiros desencolvendo uma relação de carinho e afeto q pode durar a vida toda. Por isso preferem uma companhia. Algumas podem até ficar deprimidas sem um contato com outros da mesma espécie.
As fêmeas dessa espécie são mais dominantes, usando comportamentos q para nós podem parecer agressivos, mas é apenas um meio de mostrar sua liderança. Mas esses comportamentos não afetam o ser humano, é principalmente entre a espécie.
A partir dos 7 meses de vida, já podem começar a procriar e param aproximadamente aos 12 anos de idade. Geralmente ocorre 1 parto por ano, mas podem ocorer até 2. Podem nascer até 6 filhotes por parto, mas o mais comum são 2. E a gestação dura aproximadamente 111 dias. A gestação é mto difícil de ser percebida, a fêmea ganha peso, mas é imperceptível, ainda mais se for gestação de apenas 1 filhote. Nos últimos dias de gestação é mais fácil perceber o comportamento da fêmea mudar, ela fica mais quieta, sonolenta e geralmente dorme de lado. O mais fácil é perceber o comportamento do macho qdo a fêmea está no cio, ele balança o rabo (como os movimentos de um gato) e segue insistntemente a fêmea.
Os filhotes nascem com pêlos e dentes e olhos abertos. Em alguns dias os filhotes já começam a explorar o ambiente, depois de 1 semana o filhote já começa a comer alimentos sólidos por conta própria, mas continua mamando até aproximadamente 60 dias.
Chinchilas devem ter os dentes amarelo-alaranjados, dentes brancos indicam carência séria de cálcio no organismo. Apesar da cor natural do seu pelo ser um cinza-azulado, é possível encontrar diversas cores, como preto, branco e bege, em função de cruzamentos genéticos.




As chinchilas tem problemas com o calor, pois eleva sua temperatura com rapidez, se isso acontecer podem ficar moles, prostadas e/ou letárgicas e pode apresentar quadros de convulsão em diferentes intensidades, podendo chegar a morte em pouco tempo. A temperatura ideal é de 10ºC a 26ºC, pq elas são originárias de uma região fria e seca. Suportam bem temperaturas até 28ºC, mas é necessária uma preocupação se passar de 30ºC.
CURIOSIDADE: O nome "chinchila" é originado de "chincha", povo indigena, q foram os primeiros a utilizar o pêlo desse animal com vestuário.

Para mais informações sobre cuidados, alimentação, etc, para donos de chinchila ou quem queira comprar uma, tem dois sites q achei bem interessantes.
www.chinchila.org e www.tocadachinchila.com.br