segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

ABANDONO DE ANIMAIS DOMÉSTICOS

     Hoje, venho, sem nenhum pudor, mostrar a minha indignação...
     Como pode, alguém, abandonar um animalzinho de estimação?? Para mim, quem faz isso, não merece respeito...

     No verão, praticamente dobra o número de animais abandonados aqui no Brasil. Muita gente viaja, não tem onde deixar seu 'pet' e deixam em entidades para cães de rua, ou simplesmente largam nas ruas, sem o mínimo de compaixão, outra 'tática', é levar os cães para banho nas pet shops e não voltar mais.

     Para o cão, o abandono por parte do dono é uma experiência devastadora, da qual ele dificilmente se recupera. Os cachorros, como os lobos, tem o instinto de seguir o líder da matilha. No caso dos cães de estimação, esse líder é o dono (ou era pra ser) – sem ele, o animal fica desorientado e perde suas referências. Muitos recusam comida, entram em depressão e chegam a morrer de tristeza. "Quando o cão tem um líder e o perde, vive uma eterna busca para obtê-lo de volta", diz Hannelore Fuchs, veterinária e psicóloga de animais, de São Paulo. A única forma de reverter a carência e a aflição dos cães abandonados é encontrar-lhes um novo dono, um novo líder. 

     Existem pessoas denominadas protetores independentes, que resgatam animais das ruas e procuram um dono pra eles. Inclusive a atriz carioca Betty Gofman é uma das pessoas engajadas nessa causa. Certa vez ela viu uma cadelinha na estrada, no meio de uma poça de lama, como muitos, sentiu pena, mas passou reto. Quando decidiu voltar para resgatá-la, soube que havia sido atropelada. A experiência fez com que começasse a recolher animais abandonados nas ruas. Ela, que tem seis animais de estimação, conta que já conseguiu lar pra mais de 100 animais resgatados.

     Abandonar animais além de um ato covarde e absurdo, é crime. Lei Federal 9.605


     Então, antes de comprar/adotar um cachorro (ou qualquer animal), pense! Eles dão gastos, trabalho e muitas vezes é necessário abrir mão de algumas coisas, se tu não está pronto pra isso, compre um 'tamagoshi'!!!

     Obs.: Calcula-se que haja no planeta 250 milhões de cães domésticos, 32 milhões deles no Brasil – a segunda maior população canina do mundo, atrás apenas da dos Estados Unidos. 

2 comentários:

  1. Infelizmente essa é a nossa realidade, muitos se sensibilizam com pessoas jogadas nas ruas da cidade, e com os animais? Os animais são tratados como "nada", não recebem o valor que merecem.. São seres vivos, e lógico, tem sentimentos, do jeito deles, mas tem.. Espero que isso possa mudar, algum dia, e espero poder fazer parte disso e ajudar os seres que eu me apaixono mais a cada dia que passa.

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro animais, principalmente os gatos. Eu os amo! Eu tenho uma enorme estima por eles. Eu tenho uma gata da raça siamesa que completará 11 anos em maio. Todavia, adotei-a quando eu ainda era criança, ela tinha por volta 7 semanas de idade. O que mais fico indignado, apesar do abandono é que as pessoas escolhem os animais por "raça". Pois, para mim, quem ama os animais, seja de qualquer espécie, os ama não pela raça e sim por eles mesmos e pela felicidade que eles hão de proporcionar à família. Os animais merecem respeito!

    ResponderExcluir