domingo, 28 de setembro de 2014

Desenvolvimento embrionário e fetal canino

Existe coisa mais fofa do que um filhote??? Filhotes de todos os tipos são lindos (menos de insetos e ratos e... enfim... QUASE todos os filhotes são lindos). Mas antes de serem lindos bebês as mães passam por muitos processos. Então é isso que vou postar hoje aqui, como os lindos filhotes de cachorrinhos chegam aqui.

Como em todo mamífero, há uma fase na vida do cachorro em que ele passa a ter a capacidade de gerar filhotes. Isso acontece na fêmea e no macho, é a saída da infância e início da fase adulta, essa mudança é conhecida nos humanos como puberdade. A cadela chega a puberdade por volta de 8 meses de idade, podendo ter diferença de acordo com o tamanho do animal e o período entre os ciclos também podem variar por diversos motivos, mas geralmente são de 6 meses.
A partir dessa momento o macho passa a disputar território e fêmeas, no ambiente doméstico o cachorro passa a querer marcar território e se sente atraído pelas fêmea. A fêmea passa a ter um ciclo reprodutivo que se repetirá durante toda a vida. Esse ciclo, é chamado de ciclo estral, que pode ser dividido pela fase folicular (onde o corpo está sendo preparado para receber o filhote, é nesse momento que a fêmea pode ser fecundada) e a fase lútea (onde há a produção de hormônios para manter uma gravidez ou apenas a descamação do endométrio para início de um novo ciclo). Esse ciclo também pode ser dividido em Proestro (quando inicia o período de atração entre macho e fêmea), Estro (quando a fêmea aceita o macho e pode a transferência de gametas/espermatozóide) e Diestro (a fêmea já não aceita mais o macho e pode ocorrer a fecundação).

As fases estrais
Proestro: Os folículos estão em crescimento por estimulação de gonadotrofinas* que passam a produzir mais estrogênio**. É nessa fase que ela começa a "sangrar", que começa a liberar feromônios*** que atrai os machos, mas a cadela ainda não aceita a "monta", é só final dessa fase que ela pode começar a ficar receptiva.
Estro: Nessa fase é normal que o sangramento já tenha parado e a fêmea se torna receptiva ao macho, em função da diminuição do estrogênio e aumento da progesterona****, regulados pelos folículos em maturação. É nessa fase que ocorrerá a ovulação e o pico de LH*****. 
Diestro: Nessa fase a fêmea passa a rejeitar novamente o macho.É a fase mais longa do ciclo e ocorre independente de ter havido a fecundação ou não.
Há também o Anestro: que acontece quando não há atividade ovariana e as concentrações de estrogênio, progesterona e LH atingem valores basais. Alguns autores consideram a renovação endometrial (portanto todo momento até um incio do ciclo) parte dessa fase, outros só consideram essa fase quando há uma impossibilidade de começar um ciclo por alguma deficiência ou por final da vida reprodutivo da fêmea.

Desenvolvimento
Após a fertilização, os embriões passam pelo período de clivagem (divisão celular) e atingem o útero, entretanto, podem ser encontrados diversos embriões em fases diferentes do desenvolvimento no útero.
Para que a gestação se desenvolva é necessário altos níveis de progesterona, A gestação das cadelas dura em torno de 60 dias, que pode variar de acordo com o numero de filhotes, assim com por fatores ambientais e hormonais. A placenta possui 4 camadas entre o feto e a mãe (endotélio materno, córion, mesênquima e endotélio fetal), onde o feto é totalmente envolvido.

Abaixo um vídeo que mostra o desenvolvimento de um feto de cachorro.


Os bebês são lindos, fofos e nós amamos, mas antes de colocar o seu cachorro pra cruzar lembre-se da quantidade de cachorros que não tem casa, que ficam pelas ruas, não há necessidade de colocar mais bichinhos no mundo, se mesmo assim quiser cruzar sua cachorrinha, tenha um cuidado com ela nessa fase, é uma fase em que ela está mais vulnerável e que merece todo amor e cuidado e se certifique que os filhotes vão ficar com pessoa que vão dar muito amor e carinho para eles!

Glossário
*Gonadotrofinas - são hormônios que atuam nas gônadas (femininas - ovários - ou masculinas - testículos)
**Estrogênio - hormônio feminino, responsável pelas características sexuais secundárias femininas (características físicas que diferenciam a mulher do homem) e tem funções específicas na gravidez.
*** Feromônio - substâncias químicas que permitem que animais da mesma espécie se atraiam
****Progesterona - hormônio responsável por várias mudanças durante a gestação.
*****LH (Hormônio Luteinizante) - também é um dos principais hormônios ligado ao ciclo reprodutivo feminino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário