terça-feira, 28 de outubro de 2014

Fusca + energia solar + energia eólica = Sonho realizado!

Esse post vai ser em homenagem a um amor platônico que eu tenho e um desejo quase inatingível pra mim. Eu amo loucamente fuscas, e quero muito pegar um detonadinho e reformar, mas quero mais, quero fazer algo nele para que não polua tanto o ambiente como geralmente acontece, então, pelas minha andanças pela internet, vi reportagens tratando desse nigeriano que realizou mais ou menos o meu sonho.
Segun Oyeyiola, estudante de engenharia na Universidade Obagemi Awolowo, na Nigéria, criou um "fusca verde" a partir de sucatas. Durante um ano, ele adaptou um fusca velho (à gasolina) e transformou, com peças doadas de amigos e familiares, em um fusca sustentável, e tudo isso com 6 mil dólares. O fusca é movido a energia solar e energia eólica, com placas fotovoltaicas instaladas no topo do carro e uma turbina eólica instalada sob o capô. Além de tudo isso, o carrinho ainda possui um GPS, que ajuda a monitorar seu funcionamento.

O professor John Preston, presidente do departamento de engenharia física da Universidade de McMaster, afirmou que nunca havia visto algo como essa ideia "Se conseguir encontrar um jeito de usar esses dois tipos de energia - solar e eólica - no mesmo veículo seria algo maravilhoso. Significa que você não teria que dirigir apenas durante o dia", diz o professor , falando sobre as energias que se complementam. Dessa forma, o veículo consegue produzir sua própria energia, sem usar recursos fósseis.
Segundo o site Fast Coexist,  Oyeyiola teve essa ideia na intenção de diminuir as emissões de dióxido de carbono (CO2), que prejudicam o clima, os ecossistemas e a agricultura (o que em um país como a Nigéria, se torna prejudicial à vida da população). Sendo assim, seu projeto visa mudar o mundo e, quem sabe, salvá-lo a longo prazo, e se encaixa perfeitamente no clima quente do seu país, pois se sustenta com bases nos recursos naturais, que se complementam: na falta de uma, usá-se a outra.
Como nada é perfeito o fusca de Oyeyiola ainda precisa de alguns ajustes, ele quer melhorar os materiais e não ficar apenas sucata, além da bateria que leva entre quatro e cinco horas para ser carregada.

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