quinta-feira, 28 de março de 2013

PAPEL RECICLADO

     Hoje em dia é extremamente importante pensar no meio ambiente, muitos problemas, mudança climática, escassez de água potável, devastação de florestas... E era nesse ponto que eu queria chegar, desmatamento! Além do desmatamento para produção de gado e de agricultura, temos também para a utilização da madeira para construção e parte disso vai para as fabricas de papel, papel esse que muitas vezes é utilizado sem muita consciência, sendo desperdiçado uma grande quantidade, por isso esse post.
     Existem vários tipos de papéis, mas os que eu quero falar são dos reciclados, que podem ser industriais ou caseiros. É possível encontrar diversas marcas com esse tipo de material, mas esses (sabe-se lá porque) são mais caros do que os papéis brancos comuns, assim, poucas pessoas optam por ele.
     O papel nada mais é do que um emaranhado de fibras vegetais. Ao transformar o papel já utilizado em um papel novo, essas fibras se desfazem e são tramadas novamente. Isso parece muito complicado, mas hoje é possível reciclar papel até em casa. Além do próprio papel que pode ser reutilizado é possível também confeccionar produtos artesanais, como papéis de carta, marcadores de livro, capas de caderno...
      Mas nem todos os papéis podem passar por esse processo simples de reciclagem: Papel carbono, fita crepe, papéis metalizados, papeis parafinados, papéis plastificados, papel higiênico, papel de bala, embalagens de biscoitos, papéis sujos, etiqueta adesiva e fotografias, NÃO SÃO RECICLÁVEIS!

     COMO RECICLAR PAPEL EM CASA

     Material:
     - Papel;
     - Bacias (rasa e funda);
     - Balde;
     - Moldura de madeira, com tela de nylon ou uma peneira reta;
     - Moldura de madeira, vazada (sem a tela);
     - Liquidificador;
     - Jornal ou feltro;
     - Pano;
     - Esponjas;
     - Varal e pregadores;
     - Prensa ou duas tábuas de madeira;
     - Peneira côncava (com barriga).

     1º - Preparação da polpa
     Pique o papel e deixe 24h mergulhado em água, em uma bacia rasa, para amolecer. Coloque água e o papel molhado no liquidificador (3 partes de água para 1 parte de papel). Bata até que fique bem homogêneo. 
     2º - Fazendo o papel
     Despeje a massa (polpa) em uma bacia grande (que seja maior que a moldura). Coloque a moldura vazada sobre a moldura com tela, mergulhe a moldura verticalmente e deite no fundo da bacia. Suspenda-as ainda na posição horizontal, bem devagar, de modo que a polpa fique depositada na tela. Espere o excesso de água escorrer para dentro da bacia e retire cuidadosamente a moldura vazada. Vire a moldura, com a polpa para baixo, sobre um jornal ou pano. Tire o excesso de água com a esponja. Levante a moldura, deixando a folha de papel artesanal, ainda úmida, sobre o jornal (ou pano).
     3º - Prensando as folhas
     Para que as folhas sequem mais rápido e o entrelaçamento da fibras seja mais firme, faça pilhas com jornal, da seguinte forma: 
     Empilhe 3 folhas do jornal com papel artesanal. Intercale com 6 folhas de jornal ou 1 pedaço de feltro e coloque mais 3 folhas do jornal com papel. Continue até formar uma pilha com 12 folhas de papel artesanal. Coloque a pilha de folhas na prensa por 15 minutos. Se não tiver prensa, ponha a pilha de folhas no chão e pressione com um pedaço de madeira. Pendure as folhas de jornal com papel artesanal no varal ate que sequem completamente. Retire cada folha de papel do jornal (ou pano) e faça uma pilha com elas. Coloque essa pilha na prensa por 8h ou dentro de um livro pesado durante 1 semana.
     
     É possível utilizar técnicas diferentes para "decorar" os papéis:
     - Misture à polpa: linha, gaze, fio de lã, casca de cebola ou de alho, chá em saquinho, pétalas de flor, e outras fibras. 
     - Bata no liquidificador junto com o papel picado: papel de presente, casca de cebola ou de alho.
     - Coloque sobre a folha, ainda molhada: barbante, pedaços de cartolina, pano de tricô ou crochê. Nesse caso a secagem será natural - não é necessário prensar com o pedaço de madeira.
     - Para ter papel colorido: bata papel crepom com a água, no liquidificador, e junte essa mistura à polpa. Outra opção é misturar guache ou anilina diretamente à polpa.

     Dicas importantes
     A tela de nylon deve ficar bem esticada, presa a moldura por tachinhas ou grampos.
     Reutilize a água que ficou na bacia para bater mais papel no liquidificador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário