segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Energia Nuclear


Essa energia é liberada quando acontece uma reação nuclear, significa a transferência do núcleo de determinados átomos provocando uma fissão nuclear (divisão do núcleo atômico). Um dos elementos mais utilizados na fissão nuclear é o Urânio. A energia obtida em reatores nucleares podem ser utilizadas para a produção de energia elétrica ou até de armas nucleares (bombas nucleares).
A utilização de energia nuclear gera muitas questões. A inauguração de centrais energéticas que geram essa energia são cercadas de polêmica e protestos, devido ao risco de escapar do controle dos operadores e causar destruição e morte às áreas vizinhas. As tragédias de Three Mile Island, nos EUA, Chernobyl, na Ucrânia, e o mais recente ocorrido na usina de Fukushima, no Japão. Esses acontecimentos causando uma crescente rejeição à essa forma de geração de energia.
Essa forma de geração de energia é considerada limpa, pois não contribui para o efeito estufa, comparada à queima de combustíveis fósseis (carvão, gás ou petróleo) que produzem uma grande quantidade de gases poluentes. Além disso, é utilizada uma pequena área de terrenos para a sua instalação; gera maior independência para os países importadores de combustíveis fósseis; aumenta a disponibilidade de combustível e tem um pequeno risco para o seu transporte; gera uma pequena quantidade de resíduos; e independe de fatores climáticos.
Mas como tudo, tem suas desvantagens, a principal delas é o risco de acidentes, embora seja pouco frequente, quando acontece é muito grave; pode ser utilizada na produção de bombas atômicas; os resíduos (mesmo sendo poucos) não tem utilização posterior e deve ser armazenado em locais seguros e isolados, de acordo com diversas normas de segurança; e envolve elevados riscos de construção e operação

     Curiosidade:
     O primeiro fenômeno nuclear ocorreu em 1896. O pesquisador H. Becquerel descobriu a emissão da radioatividade pelo urânio.
     Foi a partir da década de 1950, já conhecendo os efeitos devastadores das bombas nucleares jogadas em Hiroshima e Nagasaki, que o mundo começou a criar programas para o uso pacífico da energia nuclear. Foi a ONU quem coordenou este processo, criando a AIEA (AGência Internacional de Energia Atômica) em 1957.

Nenhum comentário:

Postar um comentário