terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Hidroterapia faz cão voltar a andar após acidente que o deixou paralisado

      
     Rusty, um cão da raça Labrador, sofreu um grave acidente, em maio deste ano, ao sul da França. Ao sair correndo pela rua, se chocou com uma van, que o arremessou para longe.
     Este acidente deixou lesões na sua coluna, impedindo o movimento das suas patas traseiras e seu rabo. Mesmo com poucas chances de recuperação, e a falta de esperança dos médicos, seus donos Andrew e Judith Hammond, investiram na fisioterapia aquática.
     Apenas 4 meses após o acidente, Rusty, que tem 8 anos de idade, voltou a andar e atualmente ele já desempenha sua atividade de cão de caça.







Matéria publicada no site R7, no último dia 12

Vítimas de furacão, esquilos recebem tratamento em centro do Reino Unido

Filhote de esquilo-vermelho é amamentado por tratador em centro de recuperação de animais na Inglaterra 
     O furacão Katia, com ventos de até 100km/h, que passou pela Grã-Bretanha à duas semanas, atingiu um ninho com uma família de esquilos-vermelhos (Sciurus vulgaris), que foram arremessados para longe.
     Os filhotes, com cinco semanas de vida, foram encaminhados para o Centro de Cuidados do Santuário da Vida Selvagem, em Morpeth, na Inglaterra e recebem tratamento e alimento.



     Todos os dias, os veterinários dão mamadeiras com leite aos pequenos esquilos que, depois de alimentados, aproveitam para tirar um cochilo. 


     O roedor vive em árvores, onde encontra sementes para sua alimentação, e costuma medir até 23 centímetros. Exemplares com a pelagem vermelha são encontrados principalmente na Europa, podendo viver cerca de três anos.


Matéria do Globo Natureza, publicada no site do G1, no último dia 20
Fotos: Owen Humphreys/PA Wire/AP

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Gato reencontra donos a 3 mil km de distância após 5 anos

     Gente, olha só essa reportagem... Achei incrível...
     "Willow" uma gata de (agora) 6 anos, sumiu no estado do Colorado, oeste dos EUA, em 2006, durante uma reforma na casa onde morava.

     Depois de 5 anos foi encontrada, em Manhattan em Nova York, a 3000km de distância de sua casa, e levada para o Centro de Controle e Cuidado de Animais, onde foi identificado um microchip, implantado quando ela ainda era filhote, com dados da família em que ela pertencia.

     Os funcionarios do Centro de Controle acham que alguém cuidava dela, pois estava bem gordinha e limpa, e como era uma gata doméstica não resistiria sozinha nas ruas.

     A diretora-executiva do centro de animais, Julie Bank, foi quem ajudou no reencontro do animal com a família do Colorado. “Willow” voltou à sua casa na quinta-feira (22).
     Isso mostra como é importante a microchoipagem dos nossos animaizinhos de estimação. Parece história de filme, mas pode acontecer!! hehe

Raro Puma Branco

     Um raro filhote de puma branco, de apenas um mês de vida, foi apresentado no ZOO grego Attica Parque, em uma cidade nas proximidades de Atenas.
     O filhote pesa apenas 2kg, e recebeu o nome de Casper, dos funcionarios do local. Originário do continente americano, o felino pode ser encontrado desde o Canadá até os países da América do Sul, como o Brasil. 

     De acordo com a IUCN (união internacional para a conservação da natureza) a espécie está na lista de animais ameaçados de extinção.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

PROJETO BICHO DE RUA

     Hoje em dia, muitos bichinhos sofrem nas ruas, muitas vezes por nascerem nas ruas, ou por serem abandonados, as ONG's que se disponibilizam para 'melhorar' a situação não dão conta sozinhas de cuidar de todos eles, e muitas não tem mais espaço para mantê-los, então estou escrevendo esse post sobre o BICHO DE RUA, que procura melhorar um pouco a vida desses cães e gatos...

     O Projeto Bicho de Rua foi fundado em 10 de maio de 2004, por um grupo de amigos que já trabalhavam como voluntários para o bem-estar animal, então decidiram se juntar para dar um pulo maior.
Esse projeto, visa adoção de cães sem raça definida, adultos e/ou portadores de necessidades especiais, esterilização (para controle da população), estímulo à guarda responsável e programas assistenciais e educacionais.
Eles conseguiram que 6954 animaizinhos fossem adotados, sendo 2.237 somente neste ano.
     No site deles têm muitas coisas legais e que permitem um maior conhecimento sobre a causa, e é possível tirar duvidas também, além de olhar fotos de bichinhos para adoção, assim como divulgar algum que precisa ser adotado, tem até uma parte de 'achados ou perdidos', disponibilizam uma área para quem quer ajudar (e muita gente não sabe como), explicam sobre esterilização, além de mostrarem notícias e várias outras coisas, tem bastante coisa no site...

     Eles fazem campanhas para arrecadar fundos (que podem ser revertidos em alimento, tratamento...) e também é possivel se associar a eles, apadrinhar algum bicho, o importante é que sempre tem uma forma de ajudar!

     Aqui está o site: http://www.bichoderua.org.br/2k8/pt-br/capa/
e aproveito para parabenizar o pessoal da equipe da bicho de rua, é de pessoas como vocês que o mundo está precisando!!

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

CÉLULA SINTÉTICA



Mycoplasma mycoides JCVI-syn 1.0
     Essa semana fiz uma 'produção intetectual" (é assim que as professoras falam, hehe) para a aula, sobre a célula sintética, e achei bem interessante, então resolvi compartilhar.

     Dia 20 de maio de 2010 foi anunciada a criação da célula sintética, que para alguns cientistas representa o início de uma nova era biológica sintética e, provavelmente, na biotecnologia.

     A equipe de pesquisadores americanos, liderada por Craig Venter, já havia conseguido sintetizar quimicamente o genoma de uma bactéria, e feito um transplante de genoma de uma bactéria para outra, em diferentes ocasiões. Mas desta vez, após 15 anos de trabalho, e 40 milhões de dólares, os especialistas juntaram as duas técnicas para criar o que chamaram de “célula sintética”. No entanto, este feito não pode ser chamado de criação da vida artificial, pois o DNA montado em laboratório é o de uma espécie de bactéria já existente que foi inserido em outra espécie também já existente (que foi usada como ‘molde’).
foto meramente ilustrativa
Para este feito, os cientistas reescreveram o genoma de uma bactéria (Mycoplasma mycoides) no computador, alterando algumas sequências (eliminaram os genes originais da bactéria que as tornam nocivas às cabras e também os que permitiriam sua eventual reprodução fora de um laboratório), resultando em um DNA não existente na natureza (Mycoplasma mycoides JCVI-syn 1.0). Este código genético montado foi inserido em uma bactéria de espécie diferente (Mycoplasma capricolum). Após algum tempo, a bactéria hospedeira começou a ‘ler as novas instruções’, e iniciou a produção das proteínas da célula artificial, se comportando e aparentando ser a própria. Para todos os efeitos, ela tinha se transformado em outra e foi capaz de se multiplicar e formar descendentes. 

foto meramente ilustrativa
     Venter acredita que este avanço tenha aplicações práticas, como criar bactérias programadas para resolverem problemas ambientais e energéticos, produção de vacinas de forma mais rápida do que atualmente, por exemplo. Além da cura de doenças degenerativas (como o câncer), a criação de órgãos sintéticos para transplantes, organismos digestores de petróleo, filtradores de poluição, mas também produção de armas biológicas.

     Espero que este feito acrescente cada vez mais a biotecnologia... Quem sabe a cura para o câncer... o/ vamos torcer!!


quinta-feira, 29 de setembro de 2011

leopardo-de-amu é encontrado em reserva ambiental

     Foi possível flagar, por câmeras automáticas, em uma reserva na Rússia, um crescimento da  população dos raríssimos Leopardos-de-Amur.



     Segundo a organização WWF, restam poucos exemplares soltos, aproximadamente 50, visto que nos últimos cinco anos só nove animais da espécie foram devidamente flagrados, essa notícia deve ser comemorada.

     Devido a perda do seu habitat, esta espécie, antes presente no nordeste da Rússia, no norte da China e na Península da Coréia, chegou perto da extinção. Depois de perder quase 80% da população desse felino, o governo russo pensa em criar uma área protegida chamada “Terra dos Leopardos”.

     O Leopardo-de-Amur (Panthera pardus orientalis) é a subespécie de leopardo mais setentrional. É também conhecido como Leopardo-Siberiano e Leopardo-do-Extremo-Oriente.


     Apesar de sua distribuição coincidir com a do tigre-siberiano, evitam viver ou caçar muito próximo do seu território, evitando a competição direta por presas. São animais solitários, com hábitos noturnos, se alimentam de cervos, lebres e outro roedores locais, para proteger sua presa de possíveis "ladrões de comida" este felino se alimenta nas árvores.

     Este leopardo tem as pernas e pele, mais grossas e peludas do que os demais leopardos, provavelmente para se proteger do clima frio, com rosetas (manchas) maiores e mais espaçadas. Sua pelagem varia de coloração e espessura de acordo com a época do ano. Os machos são aproximadamente duas vezes maiores que as fêmeas, e pesam entre 30 e 70 quilos.






sábado, 24 de setembro de 2011

PARQUE QUE INSPIROU O MUNDO DE PANDORA

     Parque nacional Wulingyuan, localizado na província de Hunan, na China!


     De acordo com a reportagem do jornal Folha de S.Paulo, a região tem: “uma singular beleza geológica, com uma concentração ímpar de picos calcários em forma de pilares, torres e colunas, entremeados por florestas e rios”. É possível dizer que o parque representa um sinal de persistência da natureza, contra todas as ações não sustentáveis que os chineses executaram nos últimos anos. Em 1992, Wulingyuan foi nomeado patrimônio mundial, pela Unesco.


     O local é conhecido pelos mais de 3.000 pilares de arenito, gargantas e cumes, muitos com mais de 200 metros de altura. Entre os desfiladeiros existem piscinas e cachoeiras, umas 40 cavernas, e duas grandes pontes naturais. Além da beleza notável da sua paisagem, a região é também importante pelo fato de abrigar várias plantas e espécies animais em risco de extinção.

     Segundo os geólogos, mais de 300 milhões de anos atrás, a região era um oceano. Posteriormente, o oceano retrocedeu e deixou expostas as rochas sedimentares, que se tornaram finalmente os atuais picos, precipícios e pontes de pedra através das erosões de chuva e vento durante milhões de anos. Há ainda, as linhas sedimentares das águas do oceano em alguns penhascos e fósseis de corais.

     
     
     Após se transformar no filme com maior bilheteria de toda a história do cinema, Avatar é usado como chamariz para atrair turistas para o parque. As ações ficaram mais intensas após James Cameron, declarar que a inspiração cenográfica para o filme veio realmente do parque.

     Em uma homenagem explícita às montanhas flutuantes de Pandora, planeta fictício, a Coluna dos Céus do Sul, a mais famosa de Wulingyuan, foi renomeada e atualmente é conhecida como Avatar Hallelujah Mountain.  

     A ideia do governo do país é usar esse fato para estimular ainda mais a indústria focada no ecoturismo. A Grande Muralha e as Tumbas da Dinastia Ming, por exemplo, já estão entre os destinos favoritos dos visitantes.

Pandora!

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Cães de Guerra devidamente equipados

     Mais uma indicação do meu amor Vitor Moreira...

     Barack Obama foi para Fort Campbell, Kentucky, para uma reunião muito particular com a equipe de comando que matou Osama Bin Laden, apenas um dos 81 membros da super-secreta unidade DEVGRU SEAL foi identificado pelo nome: Cairo, o cão de guerra.
 
     Cairo, como a maioria dos membros caninos da elite SEALs da Marinha dos EUA, é um Malinois belga. A raça Malinois é semelhante aos pastores alemães, mas menores e mais compactos, com peso na faixa de 30kg,
por serem mais leves, a raça é considerada melhor para o pára-quedas e rapel, muitas vezes realizadas por equipes SEAL.
     Como os seus homólogos humanos, os cães do SEAL são altamente treinados, qualificados, motivados, capazes de realizar missões militares extraordinárias por mar, ar e terra.

     Os cães realizam uma ampla gama de tarefas especializadas para as equipes militares a que estão ligados. Com o olfato 40 vezes maior que um ser humano, os cães são treinados para detectar e identificar material explosivo e seres humanos hostis. Além de serem duas vezes mais rápidos que um ser humano.

     Os cães, equipados com câmeras de vídeo, entram nas zonas de perigo em primeiro lugar, permitindo que seus manipuladores vejam o que vem pela frente, antes que os humanos os sigam.

     Como mencionado antes, os cães são treinados para saltos com pára-quedistas, saltando em conjunto com seus assessores.
     E como o SEALs humano, Cairo estava usando uma armadura super- forte, flexível e equipado com equipamentos de alta tecnologia, que incluiu "Doggles" (equipamento que permite que o cão tenha visão noturna e capacidade de infravermelho), que permitiria Cairo ver as formas de calor humano através de paredes de concreto.

     Jim Slater foi um treinador canino na Polícia Winnipeg e construiu uma jaqueta de Kevlar de proteção para seu próprio cão, Olaf, em meados da década de 1990. Logo Slater estava fazendo armadura para cães militares canadenses e em breve para todo o mundo.

     O colete Tempestade padrão K9 também tem um sistema de arnês de suporte de carga que o torna ideal para rapel e pára-quedismo.





    A esquerda está uma explicação de todos os recursos Tempestade K9 Intruder especial.

     Assim como os SEALS da Marinha e outras forças especiais de elite, são a ponta afiada da máquina militar norte-americana, assim também são os seus cães, no topo de uma hierarquia militar canina.
     Ao todo, os militares dos EUA tem atualmente cerca de 2.800 cães na ativa em todo o mundo, com cerca de 600 no Afeganistão e no Iraque
.
 
     A ética no envio de cães para a guerra é ponto discutível. Se é ético enviar seres humanos para o combate, então por que não os cães?

     Na minha opinião, acho que não tem problema enviar os cães para a guerra, já que agora eles tem o mesmo tratamento que os militares humanos e são tão treinados (e com isso, preparados) para esse tipo de coisa. Inclusive tem o direito de se aposentar!

 

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

CRIANÇAS DA LUA

     Xeroderma pigmentoso, é o nome de uma doença rara, que deixa a pele com uma sensibilidade extrema à luz solar. É causado por um gene recessivo, dois genes que não funcionam bem, um vindo do pai e um vindo da mãe. Nesse caso, os genes são conhecidos com genes XP.
     Menck (professor do Departamento de Microbiologia da Universidade de São Paulo (USP), que estuda essa doença) explica que os sintomas dessa doença surgem muito cedo, ainda na infância.
     "Normalmente essa doença aparece muito cedo, antes de 1 ano (de vida). Alguns casos, menos sensíveis,  podem passar não diagnosticados por falta de avaliação médica correta. Então as pessoas aparecem com tumores nas regiões expostas à luz do Sol - em geral, na face - muito cedo, antes dos 10 anos, e então pode haver o diagnóstico."
     Segundo estudiosos, é possível que os pacientes levem uma vida 'normal', desde que tenham mto cuidado com os raios solares, precisam de protetor solar com fator 50, e mesmo assim evitar a luz, talvez até invertendo o dia pela noite.

     Estudos com esses pacientes, chamados 'crianças da lua', estão possibilitando os médicos a entender melhor o câncer e o envelhecimento precoce, pois essas pessoas têm propensão a desenvolver esses problemas, "Estudando células desses pacientes, muitos estudos ajudaram-nos a conhecer melhor as causas do câncer, e como combatê-lo, e, mais recentemente, as causas de envelhecimento", diz o professor Carlos Menck.
     Com esse estudo foi possivel observar que esses pacientes não tem sistema de reparo de DNA, e como o código genético é danificado pelos raios do sol, se chegou a conclusão que é esse o motivo do câncer

     Hoje em dia, aqui no Brasil, existem muitos paises onde os médicos não conhecem essa doença, portanto não fazem um diagnóstico claro, além disso no país tem muito sol, e os protetores solares são muito caros.
"...Eles precisam desses protetores! Uma possibilidade seria que os pacientes recebessem protetores como os carteiros, mas tem que ser protetores com FPS maior que 50", diz o professor.
     A ABRAXP foi criada a pouco aqui no Brasil,  formada por familiares de pacientes com essa patologia, essa associanção tem desenvolvido um papel fundamental junto com o Hospital do Câncer A. C. Camargo.

     Saiba mais
     Segundo estimativas, essa patologia atinge 1/200 mil nascimentos, mas no Japão e no norte da África ela é mais comum 1/100 mil.  Para explicar melhor esse mal, Menck vai proferir uma palestra no auditório do centro Estação Ciência, da própria USP. O evento ocorre em 17 de setembro, um sábado.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

cardume de tubarões baleias

Tubarão-baleia (Rhincodon typus)


O tubarão-baleia é o maior tubarão existente, podendo chegar a 20m e pesar até 12.000kg. É facilmente identificável, pois sua enorme boca é inconfundível. É uma espécie solitária e raramente é vista em grupos, exceto em locais com alimentação abuntante.

É a única espécie de tubarão que vive em oceanos quentes e em climas tropicais, exceto no Mediterrâneo. Acredita-se que pode ser um animal extremamente migratório, pois aparecem regularmente nos mesmos lugaes e em determinadas épocas do ano, provavelmente para aproveitar alguns acontecimentos (como a desova dos corais e o florescimento regular de plâncton). Por isso, em alguns partes do mundo, tornaram-se o centro do ecoturismo, principalmente na costa ocidental da Austrália, onde muitos mergulhadores tem a oportunidade de nadar junto a eles.

Esses tubarões alimentam-se principalmente de plâncton, pequenos peixes e lulas. As suas várias fileiras de dentes, não são utilizados na alimentação, pois sugam a água, com as suas presas, e só depois essa água sai por suas brânquias, filtrando o alimento, pois qualquer material capturado é engolido.

Em diversos países os tubarões dessa espécie já são protegidos da caça, mas principalmente em Taiwan, onde mais de 100 desses tubarões são mortos por ano, e nas Filipinas isso ainda não acontece, causando sérias preocupação quanto ao futuro deste 'peixe', que demora pra crescer e atingir a maturidade. Os hábitos reprodutivos os tubarões-baleia (como em outras espécies de tubarões) é difícil de ser descrita. Em 1956, no México, foi encontrado um ovo, fazendo com que acreditasem que essa espécie seria ovípara, mas, em 1996, em Taiwan foi possível observar numa fêmea grávida, 300 pequenos tubarões-baleias indica que eles são vivíparos, com desenvolvimento ovovivíparo. As fêmeas dão a luz a filhotes com 40 a 60cm e os ovos permanecem no corpo dela. Acredita-se que eles alcancem maturidade sexual por volta dos 30 anos e sua longevidade é estimada como sendo entre 60 e 130 anos.

CARDUME DE TUBARÕES-BALEIA
Em 2009 foi possível observar um grupo enorme de tubarões-baleia, mas só agora foi divulgado ao público.
Aconteceu no México, em Yucatán, Mike Maslanka, chefe do Departamento de Ciências da Nutrição do Instituto de Conservação Biológica Smithsoniano, nos Estados Unidos, e seus colegas conseguiram registrar 420 exemplares reunidos. “Ver um grupo tão grande em um só lugar foi fenomenal. Chegamos ao ponto em que não era possível navegar o barco sem se preocupar com eles. Foi impressionante”, comentou Maslanka, em entrevista à BBC Brasil. “Você não percebe quão grandes eles são até nadar ao lado deles”, completou o estudioso, que ainda levantou a hipótese de uma mudança de comportamento do animal, que costumava “aparecer em menor número ao norte da península, onde a água tem mais plâncton, que serve de base alimentar para peixes”.
Eles foram devidamente gravados por câmeras aéreas (foto) por uma área de 18km².


quarta-feira, 27 de julho de 2011

Secretaria Especial dos Direitos Animais





Como a Comppad está mostrando excelentes resultados, o prefeito José Fortunati (PDT)  resolveu apresentar um projeto de lei para a Câmara Municipal propondo a criação da SEDA e foi aprovada dia 27/06/2011, com o apoio de quase 100% dos vereadores, somente o Pinheiro, líder do PT, votou contra (¬¬). De acordo com o site da prefeitura, o prefeito José Fortunati ressaltou que a iniciativa da criação da secretaria visa resolver questões de saúde pública devido à proliferação de doenças, abordar de forma mais adequada os animais de rua e tratar a questão de posse responsável.

Mas sempre existem os conflitos em relação a um projeto,  nesse, é a duvida se há ou não necessidade de uma Secretaria específica para as questões que envolvem os animais na cidade. A criação de 22 cargos, sendo 5 em comissão (de livre escolha da administração), foi o principal tema  de divergências, mas a proposta acabou sendo aprovada (Ainda bem neh o/). A Comppad será absorvida pela SEDA, e já trabalha na regulamentação da lei e na estruturação da Secretaria.

A nova secretaria vai ser responsável pelas atividades públicas referentes a saúde, proteção, desefa e bem-estar dos animais domésticos, trabalhando também para conscientizar a população, principalmente as organizações de proteção animal, que terão suas ações fortalecidas. Também vai ser responsável por gerir ações que já estão em andamento, como o projeto Bicho Amigo, que trabalha no controle reprodutivo de cães e gatos, combate aos maus-tratos, educação ambiental e guarda responsável.


A princípio a Equipe de Vigilância de Zoonoses (EVZ) vai continuar com seus trabalhos, ligada à Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).  O controle da raiva, dos morcegos , ratos e outros animais que vivem perto da gente, vão continuar ligados à Saúde.

A SEDA vai assumir as questões envolvendo o controle populacional e o bem-estar dos cães, gatos, cavalos, inclusive os programas de esterilização. Isso tudo ainda pode mudar, mas o primeiro passo já foi dado, agora tem que esperar a lei que já foi aprovada pela Câmara, chegar ao Executivo. 

terça-feira, 19 de julho de 2011

LIXO NO LUGAR CERTO!!!

Cada vez mais usamos embalgens ou produtos descartáveis. Isso traz muito prejuízo à natureza além de acumular cada vez mais lixo em nossas casas e aterros. 
Por isso o DMLU está buscando soluções através do 'Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos', para diminuir a quantidade de lixo que é levado aos aterros. Incentivando a separação do lixo seco reciclável, sem que seja necessário esperar o dia da coleta, ou como uma opção para os moradores que não tem o caminhão da coleta seletiva perto de suas residências.



RECICLAGEM ou REUTILIZÁVEL
O lixo seco reciclável, são resíduos que podem ser recuperados e servir para a fabricação de novos produtos. Podendo aproveitar o material de um objeto para fazer outro, diminuindo a extração de matéria-prima da natureza e também a quantidade de lixo nos aterros sanitários. A reciclagem preserva os recursos naturais como árvores, areia, petróleo e o ferro.
Em Porto Alegre, o DMLU recolhe, por dia, 60 toneladas de resíduos secos, que são levadas para associações onde 380 pessoas fazem a triagem do material, classificam e encaminham às industrias recicladoras. 
Lixo Seco Reciclável: plásticos, papéis, vidros, metais, embalagens longa vida, isopor...
Lixo que não pode ser reciclado: madeira, sobras de alimentos, tecidos, papel higiênico ou guardanapo usado, fralda descartável, guardanapo de papel, lâmpadas, cigarros, pilhas, baterias, pneus...

PEV (posto de Entrega Voluntária), estão distribuídos em diversos pontos da cidade, é um lugar onde é possível entregar o resíduo (lixo) seco reciclável.


COLETA AUTOMATIZADA DO LIXO
Esse serviços já acontece em Barcelona, Montevideu, Paris, Punta del Este, Roma e Santiago, Porto Alegre é a 1ª capital brasileira a aderir a esta ideia!o/

O DMLU e a Conesul (empresa responsável pela coleta automtizada do lixo ORGÂNICO domiciliar de Porto Alegre), estão disponibilizando mais de 1000 contêiners pelas ruas (maioria em vias públicas, ocupando o espaço de 1 automóvel pequeno).
Além disso, o DMLU prossegue seu trabalho de abordagem para explicar e esclarecer como as pessoas devem usar esses contêiners. Em algumas áreas (onde os contêiners estão sendo deslocados ou usados para a coleta seletiva indevidamente) a fiscalização passará a atuar mais intensamente.

Vantagens:
- O lixo pode ser depositado 24h por dia;
- A cidade fica mais limpa e diminui o mal cheiro;
- A coleta passa a ser mais rapida e segura.

Esse serviço está sendo implantado nos bairros: Centro Histórico, Bom Fim, Cidade Baixa, Farroupilha, e parte do Menino Deus, Praia de Belas, Azenha, Santana, Rio Branco, Moinhos de Vento e Floresta.


No site da Prefeitura de POA (na parte destinada ao DMLU - http://www2.portoalegre.rs.gov.br/dmlu/) é possivel ter muitas informações sobre coleta de lixo, caminhões (os horários de coleta), descarte de alguns materiais, além de solicitações de serviços, sujestões e reclamações.

CURIOSIDADES:

- plásticos podem ser reciclados através de processos mecânicos (transformação em novos produtos), químicos (recuperação de matéria-prima) e térmica (reaproveitamento energético).
- os plásticos que jogamos no lixo servem como combustíveis e possuem praticamente o mesmo poder calorídico do óleo combustível e do gás natural.
- 1200kg de papel usado produzem 1000kg de papel novo e preservam 20 árvores.
- o vidro é 100% reciclável: 1000kg de cacos de vidro, produzem 1000kg de vidro novo.
- as latas de aluminio podem ser recicladas um nº ilimitado de vezes e 1000kg de latas produzem 1000kg de latas nvoas.
- Os automóveis devem estacionar a no mínimo 1m dos contêiners, para ser possível encaixar os "braços" q vão levantar os contêiners para a remoção do lixo.

terça-feira, 12 de julho de 2011

MANCHINHAS INUSITADAS

Muitos animais possuem manchas na pelagem, mas esses animais têm umas manchinhas diferentes, que chamam bastante atenção...


Este Chihuahua (à esquerda), chamado "heart-kun" (coraçãozinho) nasceu no Japão em 2007, seu dono possui uma pet shop e não quis vender o fihote.

Julie (à direita), uma cachorrinha da raça Basset, nascida em Goiás, também possui a marquinha, em 2007.
  
"Valentine" (à esquerda), um belo nome para um porquinho que nasceu (na Inglaterra em 2008).



 
Essa gatinha (acima) nascida na Califórnia, em 2008, nasceu com a frase "I Love Dot" estampada. A família dona da gatinha, comenta q a mamãe gata se chama Dottie 
 (apelido Dot).
  
Sabe o "coraçãozinho" o Chihuahua da primeira foto?? Pois é, esse filhotinho (à esquerda) é o seu irmãozinho mais novo, "Love-Kun (amorzinho), que nasceu em 2009.



Esse boizinho (à esquerda), tb nasceu com essa marquinha encantadora, no Japão no ano 2009.


 

Bettie Davis (à direita), chama muita atenção no abrigo de animais onde vive, na Inglaterra, pois ela também possui um coração estampado nos pelos.

 
O Jornal Inglês "Daily Mail" publicou a uns meses atrás, a foto (tirada na Antártida) desse filhote de Pinguim Imperador)à esquerda), que tem uma mancha em forma de coração.  

 
 Com um nº 10 estampado no pelo, esse bode (à direita), nascido na Rússia, deve se achar, com certeza




Esse bezerro (à esquerda) nasceu nos EUA, em 2009, com uma cruz branca, manchando a sua testa.





Além de outros animais que também possuem uma marquinha 'especial'.





domingo, 10 de julho de 2011

Vamos Proteger as Tartarugas Marinhas?

AMEAÇA DE EXTINÇÃO

As espécies ameaçadas de extinção, são aquelas em risco de desaparecer, em um futuro próximo.
Diversas espécies já foram extintas nos últimos milhões de anos, por causas naturais, mas hoje em dia as atitudes dos homens provocam um declínio alarmante das espécies.

Tartarugas ameaçadas
Há 5 espécies no Brasil ameaçadas de extinção (segundo critério da lista brasileira e mundial de espécies ameaçadas):
1. Cabeçuda (Caretta caretta)
2. De Pente (Eretmochelys imbricata)
3. Oliva (Lepidochelys olivacea)
4. De Couro (Dermochelys coriacea)
5. Verde (Chelonia mydas)
Dessas, as 4 primeiras desovam no litoral (por isso são MAIS ameaçadas), já
a tartaruga verde desova principalmente nas ilhas oceânicas (por isso são MENOS ameaçadas), onde a ação predatória do homem é mais controlada.

Poucas tartarugas conseguem chegar a idade de procriar. Mesmo jovens ou adultas precisam passar por diversas barreiras. Elas sofrem várias ameaças, além dos predadores naturais, ainda têm que enfrentar os obstáculos criados pelo homem: aquecimento global, destruição do habitat para desova; poluição dos oceanos; e, principalmente, a pesca incidental, ao longo de todo litoral e em alto mar.


AMEAÇAS NATURAIS

Aves marinhas, caranguejos, polvos e diversos peixes podem predar os filhotes recém nascidos. Mas na idade adulta, os predadores se resumem a tubarões e orcas, durante a desova a fêmea está fora do mar e perde a agilidade e fica muito indefesa e exposta aos ataques de outros predadores como onças-pintadas. 

AMEAÇAS CAUSADAS PELO HOMEM 

Caça e coleta de ovos
O hábito de consumir a carne e os ovos das tartarugas marinhas e fabricar acessórios com o seu casco, era muito comum na década de 80, nas comunidades do litoral. Geralmente, as fêmeas eram capturadas durante a desova.

Pesca incidental
Durante a pesca, seja artesanal ou industrial, são facilmente capturadas por diversos tipos de redes e anzóis, e acabam morrendo afogadas, por não conseguirem subir à superfície para respirar.

A pesca com redes de arrasto (usada nas costas) e com espinhéis (usadas em alto mar) são os principais tipo de pesca que afetam as tartarugas marinhas. Por isso, é importante um programa de educação ambiental para os pescadores. Há o projeto Tamar, que incentiva novos recursos de pesca que para minimizar as capturas e os efeitos da pesca sobre as essas populações.

Sombreamento
O aumento no nascimento de filhotes  machos, pode causar um desequilíbrio nas populações de tartaarugas marinhas e isso acontece devido a baixa temperatura da areia das praias que ocorrem as desovas. Essa baixa temperatura é causada pela sombra de construções e plantações no litoral.

Iluminação artificial
Se a praia não está iluminada adequadamente, as fêmeas evitam a desova. Já os filhotes ficam desorientados: ao invés de seguir para o mar (quando são guiados pela luz do horizonte), caminham para o continente (atraidos pelo luz artificial) e podem ser atropelados, pegos por predadores ou ficarem desidratadaos.

Foram aprovadas leis que impedem a instalação de novos pontos de luz em áreas de desova. Além disso o projeto Tamar faz campanhas para substituição das luminárias convencionais por outras, em determinadas áreas, para que a luz não incida diretamente sobre a praia.

Trânsito de veículos
O transito de veículos em praias de desova, pode aumentar a mortalide dos filhotes, 'ainda dentro do ninho', além da compactação da areia, impedindo que os filhotes saiam do ninho e as marcas de pneus, que dificultam a caminhada dos filhotes, e o risco de atropelamento é constante. Por isso, é proibido o transito de veículos nas praias de desova das tartarugas marinhas no litoral brasileiro.

Poluição
Com certeza é uma das principais ameaças, pois degradam o ambiente marinho como um todo, afetam a alimentação, locomoção e o ciclo de vida. Acontecem pela contaminação das águas por elementos orgânicos e inorgânicos, como petróleo, lixo e esgoto. 

DOENÇAS




Fibropapilomatose
É a presença de tumores (de natureza benigna) na pele que também podem afetar orgãos internos, prejudicando o deslocamento e a alimentação, podendo chegar a morte. É uma doença que afeta qualquer tartarugas, em qualquer 'oceano', mas principalmente as verdes. 
Essa doença apesar de não ser muito conhecida, é associada a um vírus (herpes-vírus) e é mais frequênte em locais mais  poluidos e difíceis em áreas de conservação.

Neste caso, a ação dos humanos não é uma causa direta, mas contribue para a intensificação e proliferação da doença.


PORQUE É PRECISO PROTEGER...
Ao longo de 100 milhões de anos, as tartarugas continuam desempenhando um papel ecológico muito importante, das áreas costeiras ao fundo do oceano. Podem migrar de regiões subpolares até trópicos, têm grande influência no ecossistema oceânico, servem de alimento e consomem organismos marinhos, além de servir de subtrato para outras espécies.


IMPORTÂNCIA BIOLÓGICA DA TARTARUGA

Presa e predador
As tartarugas são presas de diversos animais (raposas, formigas, lagartos, facões, abutres, gaivotas, polvos, peixes, orcas, focas, crocodilos, onças, entre outros) e além disso seus ovos podem nutrir raízes de plantas nas praias de desova. Mas também exercem um importante papel como consumidores. Se alimentam de mais de 200 táxons de vertebrados e invertebrados, além de controlar as populações de esponjas, medusas, algas...

Substrato de plantas e animais
O casco e órgãos internos das tartarugas marinhas, podem servir de 'abrigo' para diferentes espécies de plantas e animais. Assim ajudando na dispersão de vários organismos (como cracas e moluscos).

Transferindo energia
Tranfere energia  e nutrientes das áreas de alimentação (oceano) para área de desova (praia). Apenas 1/3 da energia disposta nos ovos é passada para oos filhotes, o restante é transferida para o solo, vegetação e fauna existente no local.

Reciclagem de nutrientes
Contribuem para a reciclagem de nutrientes, devido a quantidade de detrítos excretados por milhões de tartarugas por todo o mundo, afetando recifes de corais, bancos de algas e fundos de substrto arenoso.
Algumas tartarugas são mais específicas na sua alimentação, permitindo que novas espécies passem a se estabelecer e competir (podendo ter sucesso) com as espécies já existentes, ou estimulando o crescimento de alimento mais novo e nutritivo. 

A tartaruga de couro (a mais ameaçada de extinção) é a principal predadora de águas vivas (conhecidas por nós como mãe d'água), com a diminuição dessa espécie nos oceânos, há um crescimento consciderável de águas vivas, muitas vezes em área onde se alimentam espécies de peixes de grande comercialização. O crescimento da população de águas vivas provoca uma diminuição na população desses peixes, podendo condenar drasticamente sua comercialização.

Todas as formas de vida
Diversas espécies de peixes, crustáceos,  moluscos, esponjas, medusas, dependem das tartarugas, além de formações de mangues, bancos de areia e de algas, de corais e recifes, de ilhotas e formações geológicas. Assim, proteger a tartaruga marinha é proteger a VIDA marinha.

Por tudo isso, é preciso proteger as tartarugas marinhas, elas representam a perpetuação da vida ao longo de mais de 100 milhões de anos. Apesar de tantas ameaças eleas ainda resistem e contribuem para a vida de tantas outras espécies.